Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Kito Ribeiro abandona Progresso do Sambizanga

Avelino Umba - 21 de Novembro, 2017

Direco do sambila tem luz verde para contratar novo tcnico para a equipa principal de futebol

Fotografia: Jos Soares|Edies Novembro

O treinador Kito Ribeiro não vai orientar a equipa principal de futebol do Progresso do Sambizanga,  na próxima época. O incumprimento das obrigações contratuais, por parte da direcção do clube para com a equipa principal de futebol durante a época que terminou recentemente, obrigou - o a abandonar o projecto a um ano do término do seu contrato de trabalho. A informação foi avançada ontem ao Jornal dos Desportos, pelo referido técnico.
Sem atingir os objectivos traçados pela direcção do clube, que passavam pelos primeiros cinco lugares no Girabola Zap e na conquista da Taça de Angola, o treinador esclareceu que em determinada altura sentiu-se abandonado pela direcção do clube,  que provocou uma campanha nada abonatória no Girabola Zap, como na Taça de Angola, que levou ao meio do campeonato a  manifestar   a  pretensão de abandonar a equipa em 2018, por que sentia que o seu trabalho estava a ser ofuscado ao longo da época.
"Ao longo do campeonato, por altura do jogo contra o Recreativo do Libolo, informei  à direcção do clube o meu interesse de retirar-me da equipa, razão pela qual a direcção em tempo útil, devia procurar um treinador para assegurar o grupo para a época de 2018. A direcção do clube está a cuidar disso, ou seja, quem vai dirigir a equipa técnica nos próximos anos", disse.
Não obstante a posição tomada, e do que se passou à frente do comando técnico da equipa sambila, Kito Ribeiro agradeceu à direcção do Progresso do Sambizanga pela oportunidade dada em desenvolver um trabalho na equipa.
"Apesar disso, agradeço à direcção do clube, o apoio dado para fazer um trabalho. Em alguns momentos, senti o esforço feito pela direcção, mas o meu trabalho estava a ser ofuscado", referiu.  
Kito Ribeiro substituiu Albano César no comando técnico do Progresso do Sambizanga em 2017, o que constituiu um regresso ao clube, depois de três épocas à frente do Progresso da Lunda - Sul. Na altura, afirmou  estar satisfeito com o novo desafio e preparado para concretizar os objectivos traçados pela direcção, que passavam pela conquista da Taça de Angola e ficar entre os cinco primeiros do Girabola Zap.
Do currículo de Kito Ribeiro destaca-se a promoção do Progresso da Lunda - Sul para o principal campeonato de futebol nacional, Girabola Zap em 2014, terminou a época de 2015 na sexta posição, e melhorou em 2016 para a quarta posição.
Kito Ribeiro deixa os sambilas na 9ª posição do Girabola Zap, com 41 pontos na tabela classificativa, enquanto na Taça de Angola caiu nas meias -finais.