Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Lateral Isaac mais finalizador

Jorge Neto - 04 de Maio, 2016

Jogador da formao militar marcou primeiro golo da equipa na vitria sobre o Desportivo em jogo referente dcima jornada

Fotografia: M.Machangongo

O lateral direito Isaac, do 1º de Agosto, está a realizar uma das melhores épocas no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, que para além de ser um dos mais utilizados pelo técnico Dragan Jovic, realizou os noves jogos no campeonato (os militares têm um desafio em atraso com o Sagrada Esperança), junta-se à lista dos artilheiros da equipa.

O jogador contratado ao rival Petro de Luanda, em 2014, tem justificado a presença no plantel agostino a pautar pela regularidade das suas exibições, daí ter merecido a confiança da equipa técnica em todos os desafios disputados na competição de que é líder.

O bom desempenho do lateral direito vem da época passada, que lhe valeu as chamadas constantes para a Selecção Nacional de honras, participou no CHAN que decorreu entre Janeiro e Fevereiro, no Rwanda, assim como é presença habitual entre os convocados do seleccionador José Kilamba na corrida ao CAN de 2017.

Nesta época salta à vista, o facto de Isaac desempenhar de modo positivo as suas tarefas defensivas, como já o fez no ano passado, às constantes subidas ao ataque com o objectivo da finalização.Era comum assistir o camisola 21 a subir pelo corredor direito e de seguida assistir a um colega ou mesmo cruzar para a área, uma táctica que o jogador ao que parece alterou em 2016. Agora opta pelos remates à baliza sempre que se encontra numa posição privilegiada dentro ou fora da grande área.

Os frutos desta nova atitude são visíveis e o jogador compensa com golos. Este ano já tem dois na sua conta pessoal, iguala jogadores como Ary Papel, Ibukun e Geraldo, todos eles com características ofensivas. 

Nos treinos, o jogador ensaia jogadas ofensivas com objectivo da finalização, pelo que este ano pode ver-se  um lateral direito mais concretizador, tal como acontece nos dias de hoje no futebol moderno.

No desafio de domingo no Estádio 11 de Novembro, na recepção ao Desportivo da Huíla em que os agostinos venceram por 2-1, Isaac foi um dos jogadores mais destacados com uma assistência e um golo. Na ausência do médio ofensivo Ary Papel, por lesão, o lateral assumiu o entrosamento com Gelson.

 No primeiro golo foi Gelson a assistir o colega e no segundo, Isaac fez de"garçon" para o artilheiro do Campeonato Nacional, aumentar a conta para nove golos.
Do lado esquerdo da defesa, tanto Fissy, como Paizo, continuam  sem fazer balançar às redes adversárias, uma situação que pode mudar caso sigam as peugadas de Isaac.


DÉCIMA PRIMEIRA RONDA
Militares atentos aos proletários


A formação principal de futebol do 1º de Agosto, num ambiente de muita descontracção começou ontem de manhã a preparar a recepção no  domingo às 18h00, no Estádio 11 de Novembro, ao  Estrela Clube 1º de Maio de Benguela, desafio referente à 11ª jornada do Girabola Zap.

Os militares estão motivados com a vitória sobre o Desportivo da Huíla e a partir de ontem de manhã no ex-RI 20 viraram o pensamento para o clássico diante da formação da terra das acácias rubras.

A sessão de treinos esteve virada para a recuperação física dos jogadores, em que os que defrontaram o conjunto huilano foram mais cedo para os balneários. Hoje, no mesmo horário e local, os militares iniciam o esquema táctico das jogadas a serem utilizadas no domingo.

A motivação é um factor extra, que abunda por banda do líder do campeonato, que apesar da liderança isolada na classificação, não querem "tirar o pé do acelerador", perseguem o objectivo parcial de terminar a primeira volta da competição na primeira posição.

Com 24 pontos na tabela de classificação, a equipa do 1º de Agosto tem a concorrência directa do Petro de Luanda (2º/20), Recreativo do Libolo (3º/19) e Benfica de Luanda (4º/18).
JN