Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Lawrence refora defesa sambila

Avelino Umba - 23 de Março, 2017

Central zambiano regressa equipa

Fotografia: Jornal dos Desportos

O centro da defesa da equipa do Progresso Sambizanga pode ser reforçada a partir da disputa da oitava jornada do Girabola Zap, agendada para o próximo dia 2 de Abril, com o regresso do zambiano Lawrence, que tem chegada ao país prevista para sábado, soube o Jornal dos Desportos de uma fonte do clube sambila.  

De acordo com o vice-presidente para futebol do Progresso Sambizanga, Manuel Dias dos Santos, o defesa central zambiano, que  ainda se encontra na sua terra natal, já tem as malas feitas para viajar até Luanda e se apresentar à direcção do clube presidido por Paixão Júnior e à equipa técnica às ordens de Kito Ribeiro.

  Com o reenquadramento de Lawrence, está desde o fim da época passada fora da equipa, por questões pessoais, a equipa técnica sambila vê reforçada o centro do sector defensivo onde actuam apenas dois centrais: Zau e Dieu.

De acordo com Manuel dos Santos, Lawrence é jogador do Progresso Sambizanga desde 2011, pois a direcção do clube mantém regularmente a renovação contratual, a julgar pelos interesse das partes.

  \"O contrato de Lawrence terminou em Dezembro último, e foi renovado para mais um ano. O jogador se encontra ainda na sua terra (Zâmbia) onde aguardar autorização pelo Exército para que viaje até Angola\", esclareceu.

Lawrence veio a Angola em 2011 pelas mãos do Progresso Sambizanga, após ter sido  descoberto na África do Sul, por altura do estágio dos sambilas, onde o mesmo jogava numa equipa daquele país.

O Girabola Zap 2017 já consumiu sete jornadas e os sambilas contam com duas vitórias, três empates e duas derrota. Tem nove pontos e é sétimo classificado.

O influente Vá, com três golos apontados, é o melhor marcador da equipa, seguido por  Yano e Fofó, ambos com dois tentos cada, enquanto Silva, Patrick, Norberto e Serge têm um tento.

com 26 jogadores inscritos, as zonas laterais da defesa, meio-campo e ataque são as posições que merecem maior atenção da equipa técnica comandada por Kito Ribeiro, a julgar pelos objectivos preconizados pela direcção do clube para a presente época, que passam pelos três primeiros lugares no campeonato.

AVANÇADO SAMBILA
Tshabalala faz trabalho físico 


O avançado Tshabalala, do Progresso Sambizanga, a exemplo de outros jogadores que estão lesionados, vai aproveitar o período de pausa que se observa no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, em face aos compromissos dos Palancas Negras, para intensificar o plano de recuperação para regressar o mais rápido possível aos relvados.

O antigo jogador da Académica do Lobito, que trabalha sob cuidado do preparado físico Rui Oliveira, esteve bem nas sessões de recuperação da semana passada, sessões que serão repetidas na semana em curso.

Tshabalala está a tratar de uma contusão no segundo dedo do pé direito, uma vez que foi submetido a uma cirurgia na primeira semana de Fevereiro último, na cidade de Benguela, por altura de estagio pré-competitivo realizado na cidade do Lobito.

O avançado sambila lesionou-se num dos treinos em Luanda, numa bola dividida, após um colega pisar-lhe no peito do pé. Isso originou uma fissura naquela região do pé. Ainda assim, o atleta continuou a treinar mas com dores. Feito o RX, já no local do estágio, foi diagnosticado uma fissura no dedo o que resultou numa cirurgia.À semelhança de Tshabalala, o lateral direito Eliseu recupera igualmente de uma lesão, mas no joelho direito.