Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Libolo derrota desportivo

Valdia Kambata - 26 de Maio, 2016

O Recreativo do Libolo cimentou a segunda posio ao vencer ontem em Calulo o Desportivo da Hula

Fotografia: Santos Pedro

O Recreativo do Libolo "cimentou" a segunda posição na tabela classificativa  do Girabola Zap, ao vencer ontem, em Calulo,  o Desportivo  da Huila, por 1-0,  em jogo de  antecipação da  15º jornada.  O golo foi da autoria de Sidney. A jogar em casa e a necessitar de pontos, o Recreativo  do Libolo assumiu o controlo do jogo, procurando alcançar o golo o mais cedo possível.

E o seu primeiro sinal de perigo à baliza contrária aconteceu aos  7´minutos,  com Eddie Afonso  a cabecear  com muito perigo para o lado.  
Aos 20 minutos a equipa de Calulo voltou  a mostrar  as suas  "garras"  com  Herivaldo a  rematar  forte,  tendo a bola a passado também ao lado da baliza defendida por Nuno.  Cinco minutos depois  foi a vez de  Dário chutar a bola  para o travessão.

Por sua vez, a equipa da cidade  do Lubango   procurava responder  às investidas  do Recreativo do Libolo com saídas  rápidas  em contra-ataque,  criando enormes dificuldades  à defesa  de Calulo. O campeão nacional, segundo classificado no  campeonato, tinha a tarefa de mandar no  jogo, a jogar diante do seu público, procurando o golo a todo  custo.

Contudo, a boa forma do guarda-redes Nuno, do Desportivo da Huíla,  impediu que a equipa visitada marcasse o golo antes do intervalo, com o nulo a prevalecer nos 45 minutos. No segundo tempo, a equipa da casa surgiu  com outra disposição, dando a entender que o intervalo lhe fizera  bem. E fruto da pressão que exerceu chegou então  ao golo por intermédio do seu capitão Sidney, depois  de uma triangulação com Eddie Afonso e Dário..

Em desvantagem,  o técnico Ivo Traça não baixou a guarda e orientou a  sua equipa para jogar com a mesma  intensidade. Aos 67 minutos, quando os  adeptos do Desportivo da Huíla  já comemoravam  o golo, Cassinda  isolado  não  conseguiu driblar o guarda-redes  Lando, perdendo, assim, uma grande oportunidade de igualar a partida.

O Recreativo do Libolo  continuou a "mandar"  no jogo e  ainda teve  varias  oportunidades para  ampliar o marcador. Diawarra, na pequena área, não  conseguiu  "bater" o guarda redes Nuno, que ontem, diga-se, esteve  em dia sim, ante os atacantes da equipa campeã que conseguiu a sua sexta vitoria no Girabola Zap, ficando a um ponto do líder 1º de Agosto.

DECLARAÇÕES
Ivo Traça


"Resta-nos agora trabalhar"
"Jogámos diante de uma grande equipa que mereceu a vitória e não temos como contestar a vitória. Criou espaços, trocou bem a bola, mas é claro que a minha equipa não cruzou os braços. Perdemos, resta-nos agora trabalhar para defrontarmos o Recreativo da Caála e vencer com a táctica que não podemos revelar".

PAULO COSTA
(Recreativo do Libolo)


"Jogámos contra tudo e todos"
"Temos a noção do que fazemos e, mais uma vez, dou parabéns aos meus jogadores que cumpriram em campo o que nós tínhamos delineado. Jogámos contra tudo e todos e inclusive contra faltas assinaladas de um só lado. Criámos muitas ocasições, fechamos espaços e então valeu o golo que deu a vitória".

ARBITRAGEM
Luciano cumpriu


O árbitro do Jogo, Luciano Lucas, apesar da ligeira critica tecida no final pelo técnico do Recreativo do Libolo, Paulo Costa, cumpriu com o seu trabalho, não prejudicando qualquer das equipas. Acompanhou todos os lances, assinalou as faltas que viu e não exagerou na cronometragem do tempo, saindo por isso do campo com boas referências.

MELHOR EM CAMPO
Nuno evitou goleada


O guarda redes Nuno  do Desportivo  da Huíla foi  a melhor unidade  em campo. Apesar da sua equipa ter  saído derrotada do estádio Municipal de Calulo,  impediu que a mesma fosse goleada. Fez defesas de grandes reflexos. Formado no Atlético Sport Aviação, Nuno  mostrou assim boa segurança.  No golo que  a sua equipa sofreu, aos 54 minutos, não teve  culpa, já que o  atacante Sidney, do Recreativo do Libolo, apareceu  livre de marcação na grande área  do Desportivo da Huíla.