Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Libolo e Progresso empatam em Calulo

17 de Maio, 2016

O Libolo orientado por Paulo Costa e a jogar em casa diante do seu pblico podia ter inaugurado o marcador logo nos primeiro minutos

Fotografia: Paulo Mulaza

Um bonito golo, apontado já aos 83 minutos de jogo, pelo capitão Sidney do campeão Libolo, em jeito de "remate chapéu" sobre o guarda-redes Nyame do Progresso do Sambizanga, salvou, ontem, em Calulo, o Recreativo do Libolo, daquela que seria a sua primeira derrota, em casa, em jogo da 12ª jornada do Girabola Zap.

O Libolo precisava de vencer o jogo para hoje estar na segunda posição com 24 pontos, a três do líder 1º de Agosto, mas viu este sonho a ser desvanecido pela tenacidade com que o Progresso do Sambizanga deu a ver no relvado do estádio de Calulo, onde o árbitro do desafio foi o internacional Helder Martins.

O jogo foi electrizante, com a equipa da casa, orientada por Paulo Costa, inicialmente, a assumir o controlo e domínio, bastando notar que, em termos de posse de bola, aos 45 minutos, teve 56 por cento ,contra, apenas, 42 do Progresso. Conseguiu onze pontapés de canto e o Progresso nenhum.

No meio de tudo isso, ainda na primeira parte, a equipa de Paulo Costa, a jogar em casa, e diante do seu público, poderia ter inaugurado o marcador logo nos primeiro minutos, devido à pressão que exercia sobre o último reduto da equipa visitante.

Este adversário teve mais trabalho no corredor direito, onde o avançado Erivaldo, em boa forma desportiva, fazia e desfazia os defesas sambilas, sobretudo Chora e Lunguinha. Infelizmente, os da equipa de Calulo, mais  Sidney e Silva, seguiam o caminho errado e os lances acabavam mal finalizados.

Contudo, é bom que se diga que Progresso Sambizanga não foi mero espectador, isso não. Porque também teve investidas, jogando ao contra-ataques, com passes rendilhados e em profundidade, para um ataque em que Yano e Eliseu eram os "maestros" do conjunto, pela forma como se movimentavam para se desfazer das marcações e servirem os colegas.

Yano, aos 34 minutos, Silva, aos 36, e mesmo já antes, Eliseu, aos 26, poderiam ter marcado para o Progresso se adiantar no marcador, mas não o fizeram. Foi preciso esperar pelo reatamento do jogo para que as redes, quer de uma como de outra baliza, abanarem. E se assim se pretendia, aconteceu.

Os donos da casa logo conseguiram-no por obra de Diowarra, ao finalizar, com o pé direito, um lance de ataque da sua equipa, mas só passaram seis minutos, para a igualdade acontecer, saído dos pés de Viete, "ponta-de-lança" que o Progresso do Sambizanga foi buscar à Académica do Lobito.

Essa igualdade galvanizou os sambilas. Mais desinibidos e ousados assumiram o controlo da partida, um domínio coroado com golo de Yano, aos 75 minutos, a ponto de terem obrigado os donos da casa correr atrás do prejuízo e ver, então, aos 82 minutos Sidney a fixar o desfecho da contenda em 2-2.

De resto, não foi ainda desta que o Progresso do Sambizanga se redimiu das duas derrotas da época passada com o Libolo. Uma na 5ª jornada, por 1-0, em Luanda, e outra, na 20ª, por 2-1, em Calulo.

Mas, diga-se em abono da verdade que o empate de ontem para o campeão teve  sabor a derrota porque não ganhou para estar hoje em segundo lugar. Agora, deve esperar para receber e tentar este feito em casa, diante do Sagrada esperança, já na próxima jornada, a décima terceira.

TORNEIO  NEYMAR JR’S FIVE
Ilha do Cabo FC vai ao Brasil


A equipa Ilha do Cabo FC ao superou a formação do DBrands, ganhou o direito de estar presente na fase final do torneio Neymar Jr’s five, que  vai decorrer no dia 9 de Julho, no  Brasil.

O NeymarJr'sFive é um torneio de futebol 5x5, idealizado pelo actual jogador do Barcelona  NeymarJr. em parceria com a RedBull, com a duração máxima de dez minutos por jogo. Cada vez que uma equipa marcar um golo, um dos jogadores da equipa adversária tem de sair.

O campeão do torneio é o convidado especial de Neymar Júnior  para assistir a um jogo do FC Barcelona, no Estádio Camp Nou, em Espanha, vai ter a oportunidade de ver o trio MSN em acção, bem  como recebe  das  mãos  do craque  brasileiro um troféu  simbólico.

Em Luanda, no torneio participaram  mais  de 600 jovens  com idades entre os 16 aos 25 anos, divididas  em 109 equipas que disputaram oito  provas e uma final Nacional.

Na fase final nacional  estiveram 16 equipas, nomeadamente, Atlético de Viana, Team Strong, Perna de Pau, Fúria da Bola, DBrands, Pernambuco, Carga, Kwany Monho, Team de Sonho, FC Bravos, Ilha do Cabo, YSSTB, Combatentes, Boca Jr, Zulu e QTC.

Às semifinais chegaram as equipas DBrands, Fúria da Bola, FC Bravos e Ilha do Cabo,  a final foi disputada pela DBrands e a Ilha do Cabo. Em África, para  além de Angola, participam  nesta fase  a Tunísia , África do Sul  e Ilhas Maurícias.

  Além da vertente lúdica, a prova serve de plataforma para potenciais talentos no futebol mundial, é uma oportunidade de excelência para os jovens angolanos que sonhem com uma carreira futebolística.

CAPITÃO
Álvaro  Afonso, capitão  da equipa Ilha Cabo FC,  garante  ir à fase final  para  conquistar o troféu, embora  reconheça  não ser tarefa  fácil. " Vamos com a intenção de conquistar o troféu. Sabemos que não é fácil, pois, vamos  enfrentar equipas, teoricamente fortes, mas nós temos as nossas estratégias ", disse. 

Quem também está super feliz  com a possibilidade  de  estar com Neymar JR, é Hélder Manuel, um dos integrantes  da equipa. "Participamos neste  torneio  com a intenção de nos divertir,  agora que ganhámos e com a possibilidade de  conhecer o Neymar,  vamos lá lutar  para conseguir  acima de tudo representar  o nosso país", disse.
VALÓDIA KAMBATA