Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Libolo pode festejar no Leste

Teixeira Cndido - 04 de Outubro, 2015

A equipa de Calulo desperdiou a conquista do ttulo em sua casa mas pode festejar esta tarde no Luena

Fotografia: Jos Soares

O Recreativo do Libolo pode festejar hoje a conquista do quarto título, no Leste do país, onde defronta o FC Bravos do Maquis, em partida da 29ª jornada do Girabola2015. É um dos jogos que exigem os holofotes, tal como o do Benfica de Luanda -1º de Agosto.

A equipa do Calulo pode ser campeã mesmo sem pontuar, basta que o seu adversário directo, perca pontos no confronto com a águia.

Todas as portas estão abertas, para os libolenses assumirem a terceira posição, no ranking das equipas mais tituladas do Girabola.

Há uma situação que não pode ser posta de lado, a vontade do FC Bravos do Maquis em continuar no Girabola. Os maquisardes estão obrigados a ganharem os dois últimos jogos e verem se podem sobreviver, já que dependem de terceiros.

Qualquer outro resultados que não sejam vitória, nesta e noutra partida, pode significar a despromoção da formação do Moxico. É nesse conflito de interesses, em que assenta a expectativa de um grande jogo  que vai desenrolar-se esta tarde no Mudunduleno.

A equipa do FC Bravos do Maquis já provou que ganhar ao Recreativo do Libolo, não é coisa de outro Mundo. Foi a Calulo eliminar o campeão em título, no jogo da Taça de Angola, deixou a formação treinada por João Paulo Costa, fora, da segunda competição nacional.

Noutra partida, o maior interessado na vitória, é o 1º de Agosto, cuja esperança de chegar ao título continua acesa. No entanto, a materialização do sonho depende da conjugação de resultados, ou seja, os militares têm de ganhar as duas últimas partidas e esperarem por duas derrotas do Libolo, uma vez que a diferença pontual entre as equipas é de cinco pontos, à entrada dessa ronda.

No meio dessa luta intensa, entram igualmente os árbitros, que têm sido muito criticados nós últimos jogos. Os rubro - negros derrotaram os aviadores com \"ajuda\" do árbitro, na 27ª jornada, o Recreativo do Libolo tem beneficiado sistematicamente de alguns erros das equipas de arbitragem, com uma escandalosa actuação do juiz, na última partida frente ao Recreativo da Caála.

Esses são os jogos de maior importância, no topo da classificação, a vitória do Benfica não altera substancialmente o topo do Girabola, dada a diferença pontual que separa os encarnados do Libolo, ou seja, a equipa de Zeca Amaral não pode discutir o título.