Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Lrio ganha espao na "guia"

Jorge Neto - 07 de Maio, 2015

Camisola 3 do Benfica disputa vaga no onze com Gomito e Anastcio

Fotografia: Jornal de Desportos

O lateral direito Lírio está a conquistar cada vez mais espaço, na equipa do Benfica de Luanda. O jovem defesa ganhou na concorrência, nos últimos três jogos, o experiente defesa Gomito Cassule.

O jovem jogador conseguiu entrar no selecto “núcleo duro” do técnico Zeca Amaral, aproveitou da melhor maneira a ausência forçada de Gomito Cassule, num dos jogos por acumulação de cartões amarelos.

O castigo federativo, ao ex-capitão do Recreativo do Libolo,  resultou em grande oportunidade para Lírio mostrar o seu valor, conquistar a confiança da equipa técnica. O “camisola 3” está a viver um dos momentos mais altos, em termos de estabilidade dentro do plantel, mas sabe que vai ter de continuar a trabalhar para manter o lugar.

Além de Gomito Cassule e Lírio, o plantel benfiquista conta com o experiente Anastácio, um jogador formado no clube, mas que já representou o Atlético Sport Aviação (ASA) e o FC Bravos do Maquis. Neste regresso à casa, não tem sido tão feliz, por conta das opções técnicas.

Para já, fica a dúvida se Lírio vai ser o lateral direito de serviço no jogo diante do Recreativo do Libolo ou se vai haver alguma mexida nessa posição.
O Benfica mantém-se focado na sua preparação e ainda não foi possível desvendar esse aspecto. As sessões de hoje e  de amanhã, a serem realizadas no seu campo de treinos, em Cacuaco, podem ser mais claras quanto às possíveis opções de Zeca Amaral na visita ao campeão nacional. 

O duelo entre libolenses e benfiquistas vai marcar mais uma vez, o regresso de Zeca Amaral e alguns jogadores, como o lateral/central Gomito Cassule, ao estádio de Calulo. Gomito assumiu durante vários anos a braçadeira de capitão do campeão nacional.

Quem também regressa a Calulo, é o médio central Adawa, que está disponível após cumprir um jogo de suspensão. O extremo Vado também está incluído na lista e pode ser mais um trunfo a favor dos “encarnados” para o duelo de domingo.

Em relação a equipa que pode alinhar no domingo, Zeca Amaral já tem igualmente disponível, sem limitações, o melhor marcador Pedro. O avançado começou  no banco de suplentes na jornada anterior, mas teve o mérito de marcar o único golo da vitória, através da marcação de um penálti, no jogo diante do Recreativo da Caála.


VIAGEM
Benfica em Calulo no sábado


A equipa do Benfica de Luanda viaja no sábado de manhã, para a província do Cuanza Sul, onde no domingo, às 15h00, defronta no estádio de Calulo, o campeão Recreativo do Libolo, no jogo de destaque da 12ª jornada do Girabola.

Os benfiquistas viajam por terra, às 10h00, com destino à Vila de Calulo, por sinal, um campo em que o técnico Zeca Amaral e alguns dos seus pupilos conhecem muito bem, por terem representado as cores desse clube.

Em causa vai estar a liderança do campeonato, numa altura em que as duas equipas estão separadas por  dois pontos,  os libolenses são os líderes da competição com 22 pontos, enquanto os “encarnados” da capital são terceiro com 20 pontos.

Para a deslocação a Calulo, o técnico Zeca Amaral prevê levar 18 jogadores, como tem sido  costume, mas não está colocado de parte a possibilidade de realizar mais uma sessão de treinos, sábado à tarde, na relva natural do estádio de Calulo.

Na programação dos actuais detentores da Taça de Angola, está  prevista sessões de treinos até sexta-feira, às 9h40, em Cacuaco, fica o sábado  para a viagem e seguido de descanso, para no domingo tentarem bater o Recreativo do Libolo no próprio reduto. Aliás, uma tarefa nada impossível, pois o Sporting de Cabinda já mostrou como se vence em Calulo.  
JN

BENFICA DE LUANDA
“Águia” termina amanhã
o ardil contra o campeão


O Benfica de Luanda cumpre até amanhã a semana de trabalho que visa o encontro de domingo, na Vila de Calulo onde vai ao encontro do Recreativo do Libolo, campeão nacional.

Os trabalhos tiveram inicio já na segunda-feira no município de Cacuaco, com o trabalho de recuperação física dos atletas, com um plantel onde no aspecto clínico, o médio trinco Dedé finaliza as sessões de fisioterapia depois da cirurgia efectuada no mês de Março, em Portugal, ao passo que o médio Alex já recuperado da lesão treina com o grupo de trabalho.

Dos ensaios projectados pelo técnico Zeca Amaral, nos treinos saltam à vista as saídas pelas laterais para a construção das jogadas ofensivas com cruzamentos à baliza para a finalização.

 Para este encontro, o corpo técnico já pode contar com a inclusão do médio Adawa, que falhou o jogo da ronda anterior frente ao Recreativo da Caála devido a uma sanção disciplinar imposta pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol.