Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Luandenses so favoritos esta tarde

Betumeleano Ferro - 09 de Julho, 2016

Progresso Sambizanga defronta Porcelana em Ndalatando

Fotografia: Mota Ambrosio

A jornada desta tarde, fica marcada com as deslocações do Interclube, que joga com o Progresso da Lunda Sul, e do Progresso do Sambizanga, que vai ao reduto do Porcelana do Cazengo. Ainda que  a jogarem em casa alheia, as equipas de Luanda são mais fortes, sobretudo os sambilas que jogam com o lanterna vermelha do campeonato.

Ninguém espera a realização de passeio turístico, das equipas luandenses, se forem competentes suplantam os seus adversários, não importa que sacrifícios consintam para regressarem  de cabeças erguidas.Em Saurimo, reduto do Progresso da Lunda Sul, o Interclube tem de puxar dos galões para impedir que os anfitriões cresçam. Os polícias estão a fazer um campeonato regular e podem, se forem autoritários, colher pontos em vez de frutas nas Mangueirinhas.

O Progresso tem uma equipa inferior, a do Interclube, a diferença de qualidade não é abismal pelo que pode fazer pela vida, para entrar a ganhar na segunda volta. A equipa da Lunda Sul surpreendeu todos, com estreia positiva no Campeonato Nacional, agora os adversários estão muito atentos à sua prestação, isso, não impede  que Kito Ribeiro e pupilos provem a si mesmos, que ainda são capazes de fazer coisas, como derrotar o favorito Interclube.

A sentença de despromoção do Porcelana foi dada, os 11 pontos em 15 jornadas são escassos demais, para salvar a equipa do Cuanza Norte. Como um azar nunca vem só, ninguém sabe se a "rosa de Ndalatando" chega até ao fim do campeonato, o anúncio da desistência soou uma vez, quer  queira quer não, são questões que acabam sempre por afectar o espírito competitivo dos atletas.

O Porcelana pode provar que milagres existem, mas o Progresso tem a responsabilidade de pontuar com vitória, diante do adversário mais fraco do campeonato. À tarde de hoje  também testemunha o Sagrada Esperança -Desportivo da Huíla, um jogo em que tudo pode acontecer. As duas equipas são equivalentes, mas os últimos desabafos feitos pelo técnico Ivo Traça podem aumentar os níveis de confiança dos lundas, pois uma equipa que treina mal, é incapaz de fazer boas exibições.