Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Lunda Sul prepara recepo ao Benfica

Armando Sapalo, Dundo - 10 de Março, 2016

Formao Lunda brilha em casa e quebra jejum de vitrias no campeonato

Fotografia: Jornal dos Desportos

O treino de ontem quarta-feira da equipa do Progresso da Lunda Sul com vista a recepção no sábado ao Benfica de Luanda, para a quarta jornada do Girabloa Zap 2016, esteve focalizado no aprimoramento da finalização.Em duas horas de sessão, a equipa iniciou com corrida com bola, exercícios de posicionamento e remates à baliza, foi neste quesito que o técnico Kito Ribeiro pediu rigor na execução dos lances.

O treinador foi também muito incisivo na correcção do posicionamento dos atletas, bem como na qualidade do passe, debilidades que influenciaram nos resultados negativos da equipa nos jogos com o Interclube e o Petro de Luanda, na primeira e terceira jornadas do campeonato.

Depois do treino o técnico - adjunto da agremiação manifestou a preocupação à imprensa o facto da equipa estar a marcar poucos golos ao longo da prova em que soma uma vitória em casa e duas derrotas fora."A finalização é uma componente essencial para que a equipa chegue aos golos e nós temos de trabalhar com insistência neste aspecto.

O que fizemos hoje é sequência do trabalho que estamos a realizar desde segunda-feira, para o jogo de sábado diante do Benfica de Luanda”, sustentou.Durante o treino de preparação para a recepção aos “encarnados” da capital, os jogadores apresentaram-se motivados, deixaram claro que faz parte do passado a derrota de domingo último frente aos petrolíferos, por 0-1.

GIRABOLA ZAP       
Savané termina castigo



O costa -marfinense Savané limpou a ficha de cartões, após cumprir os dois jogos de suspensão, nos jogos com o 4 de Abril e  Académica do Lobito. O polivalente médio/defesa encarnado está apto a entrar nas contas do técnico Zeca Amaral, algo que não acontecia desde a expulsão no jogo com o 1º de Agosto.

Esta tarde a partir das 16h00 o Benfica trabalha pela última vez em Luanda e no final da sessão de treinos o polivalente Savané vai saber se consta na lista dos convocados que amanhã de manhã viajam para o Saurimo, a fim de defrontar no sábado o Progresso da Lunda Sul, jogo pontuável para a quarta jornada do Girabola ZAP.

Uma eventual entrada do atleta no lote de convocados, pode significar um duplo voto de confiança da equipa técnica no  jogador e devolver-lhe a titularidade no lado direito da defesa no embate frente à formação orientada por Kito Ribeiro.Durante a pré - época, o treinador do Benfica deu fortes indícios de que Savané tinha nova hipótese na equipa e passava de médio para a posição de lateral direito.

Ao que  tudo indica,  Zeca Amaral está mesmo disposto em ganhar um reforço nas alas e  aposta a titular no atleta de 26 anos, no jogo de estreia no Girabola ZAP com o 1º de Agosto, espelha bem o desejo do treinador de ver Savane mais recuado nas quatro linhas.A contratação esta temporada de Sidney, ex -Desportivo da Huíla, reforçou as opções para o lado direito da defesa encarnada, mas o voto de confiança recai no atleta mais experiente e no jogo frente ao 1º de Agosto parece estabelecer a hierarquia para esta época.

  Sidnei e Debele, central adaptado às vezes a lateral, vão ser escolhas secundárias caso Savane preencha requisitos para jogar.Antes de começar a ser testado a lateral, o jogador de nacionalidade costa-marfinense era um dos intocáveis do meio-campo do Benfica de Luanda, tanto é assim que foi um dos mais utilizados por Zeca Amaral em todas as competições em que a águia participou em 2015.

O agora polivalente Savane chegou ao futebol angolano pela mão do Sagrada Esperança a meio da temporada 2008. O atleta chegou como um desconhecido, mas não demorou tempo a afirmar-se com a camisola dos diamantíferos.Ao longo das sete épocas e meias em que esteve no Sagrada fez sempre parte da primeira equipa, motivo por que o ano passado foi contratado pelo Benfica de Luanda.

SAMBILAS
Estado clínico preocupa técnico



Os resultados negativos e as lesões que assolam o plantel do Progresso do Sambizanga, no inicio de época, está a criar uma certa inquietação à equipa técnica do clube. O avançado Jaceck viajou na noite de domingo para a Polónia em tratamento, com um médico de família, devido a uma contusão na coxa direita. Quem também continua em tratamento domiciliar é o central Nzau que partiu o dedo pequeno do pé esquerdo, por altura da preparação do jogo da primeira jornada com o Porcelana do Cuanza Norte, disputado no Estádio da Cidadela que terminou empatado sem golos.

O central Lawrence que esteve a contas com uma lesão no joelho direito, recupera de forma positiva e já trabalha com o grupo para alegria da equipa técnica comandada por Albano César, que na jornada passada viu o  lugar a ser ocupado por Buchimho, um jovem vindo dos juniores.
O atacante Yano é o abono de "família"do plantel sambila, também inquieta a equipa técnica apesar de ter feito o jogo frente ao Desportivo da Huíla, mas ainda não está totalmente recuperado, embora esteja a trabalhar sem limitação. AU


GIRABOLA ZAP
Jacques da Conceição define prioridades

Reforçar o processo de formação e  centralizar as atenções no, futebol, assim como colocar a colectividade no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola), destacam-se entre as prioridades do candidato à presidência do Benfica Petróleos do Lubango. O candidato à presidência do Benfica do Lubango apontou como meta no seu mandato voltar a colocar a equipa no campeonato nacional da I divisão.

Em declarações ontem à Angop, sobre o programa para o período 2016/2020, o dirigente disse apesar da crise financeira que o clube vive, vai trabalhar junto dos membros e patrocinadores no sentido de reforçar os apoios e viabilizar os projectos do clube.“O Benfica do Lubango tem um bom historial a  nível nacional, por isso a mística deve ser devolvida, a partir de um trabalho árduo em que todos os membros devem participar, por isso temos como prioridade o regresso ao Girabola”, realçou.

No capítulo de infra-estruturas referiu que devem ser bem rentabilizadas para que possam recolher receitas para o clube.Jacques da Conceição é mestre em psicologia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced). Foi vice-presidente para o futebol Benfica do Lubango, ocupa  o posto de assessor.O candidato concorre com Agostinho Francisco João, antigo vice-presidente do clube entre 2004 e 2012. As eleições realizam-se neste sábado e vão eleger o substituto de Sérgio da Cunha Velho, que preside o clube desde 2004.