Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Luta pela permanncia pode ter novo rumo

Betumeleano Ferro - 09 de Outubro, 2016

A luta pela manuteno pode comear a ganhar novos contornos no final do jogo entre o Desportivo - 4 de Abril, no estdio do Ferrovia, e no Porcelana - Acadmica do Lobito, nos Dinizes

Fotografia: Jos Soares

A cinco jornadas do fim do Girabola ZAP é ponto assente que este é o momento por que aguardavam as equipas envolvidas no campeonato da manutenção.

O confronto directo entre elas é para separar as águas, quem somar 3 pontos vai dar um passo em frente, quem perder pode ser incapaz de recuperar o atraso.

O Desportivo da Huíla tem a visita do indesejável 4 de Abril, uma das surpresas do campeonato, aconteça o que acontecer. Os militares têm menos um ponto e estão numa oposição abaixo do seu contendor, mas podem anular esta desvantagem até com um triunfo de 1-0.

O segredo é a alma da semana laboral do 4 de Abril, algumas das velhas questões do passado podem ter assombrado de novo a equipa do Cuando Cubango. Contudo nada melhor do que esperar para ver se João Machado & pupilos voltam a se dar bem com mais esta adversidade, ou se vão... "lamber o pó".

Um empate seria um grande resultado para o 4 de Abril, a vitória talvez algo indescritível. E é por isso que o Desportivo da Huíla tem de fazer pela vida para impedir que o adversário saia do Ferrovia com a manutenção quase garantida.

O estádio dos Dinizes testemunha um "duelo de aflictos". O Porcelana e a Académica do Lobito estão em busca do milagre da permanência e é possível que o resultado final condene em definitivo um ou os dois contendores.

 As duas equipas estão necessitadas de pontos. Têm o direito de preferir a vitória à exibição, mas nada melhor do que esperar para ver se a aflição mental não lhes vai tramar.

O Porcelana joga em casa. A Académica tem a vantagem de possuir um plantel mais experiente em tudo.

É verdade que, este ano, os estudantes estão com poucas possibilidade de recuperar as notas para escapar no fim, como na temporada passada. Ainda assim os pupilos de Chiby podem vencer nos Dinizes.

A permanência de nenhum dos aflictos fica mais segura ou mais frágil com o resultado desta tarde.

É todavia quase uma certeza de que, doravante, vão sentir mais dificuldades de ter jornadas para recuperar os pontos que não somaram até agora.

O Porcelana está numa posição mais indelicada do que a Académica, os pupilos de Sarmento Seke vão tentar fazer pela vida para manter viva a esperança de permanência.

Os estudantes vão aos Dinizes com 3 pontos de vantagem sobre o adversário, 21 contra 18, mas esta tarde têm um jogo que pode ser decisivo para as duas aspirações finais.