Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Maio: o primeiro a roubar o ttulo da capital do pas

SRGIO V. DIAS - 09 de Dezembro, 2019

Proletrios subiram ao pdio do Girabola Zap em 1983 e 1985

Fotografia: Arquivo Edies Novembro

Ao longo das várias edições disputadas do Girabola Zap, designação do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão e que neste dia 8 de Dezembro atinge 40 anos de história, coube ao 1º de Maio de Benguela o mérito de pela uma equipa fora de Luanda, capital do país, subir ao lugar mais alto do pódio. Correia o ano de 1983, quando a formação proletária da Rua Domingo do Ó da Cidade das “Acácias Rubras” atingia um feito inédito ao “roubar” o troféu de Luanda, quando até então apenas o 1º de Agosto (três vezes) e Petro (uma) tinha alçado tal proeza.
O outro título de campeão do Girabola Zap, pela equipa do 1º de Maio, ocorreu em 1985, numa altura em que pontificavam no conjunto nomes sonantes de jogadores com Garcia, Sarmento Seke, Maluca, André Nzuzi e tantos outros.
Méritos semelhantes ao 1º de Maio de Benguela tiveram as formações do Sagrada Esperança da Lunda Norte e o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul. A turma diamantífera conseguiu “roubar” o título de Luanda em 2005, ao passo que a de Calulo nas épocas de 2011, 2012, 2014 e 2015, respectivamente.