Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Maquis disputa Girabola Zap em 2017

Daniel Melgas -Luena - 13 de Setembro, 2016

Dez meses depois do FC Bravos do Maquis ter baixado de divisão, com um empate a uma bola frente ao Sporting de Cabinda, no Estádio Mundunduleno, no Luena, facto que amargurou os adeptos e a população local, a equipa do Moxico regressou no domingo ao Girabola Zap 2017. A façanha aconteceu no Estádio Municipal de Menongue, fruto do empate (2-2) diante da aguerrida formação da Casa Militar do Cuando Cubango,  jogo que contou para a 10ª jornada do Zonal de Apuramento ao Girabola Zap do próximo ano.

O FC Bravos do Maquis viajou até as terras do progresso para defrontar o principal rival com quem tinha de disputar a subida de divisão, com oito pontos na tabela de classificação, que sonhava terminar o grupo na primeira posição, e atingir o 14º ponto, os mesmos que possuía o adversário. Ainda assim, a equipa da Casa Militar tinha de vencer o Maquis por um resultado superior a um golo, para depender de uma eventual derrota maquisardes na última ronda do grupo. Contudo, a formação das chanas do Leste conquistou um importante empate, depois de estar a ganhar até aos descontos (90+2m) e regressou aos grandes do futebol angolano, com um percurso incontestável a confirmar a posição de candidato da série B.

No Huambo, o JGM ficou em segundo lugar que garante a disputa da liguilha, uma mini prova disputada entre os  que ocupam o segundo na classificação de cada série. O vencedor junta-se aos que ficaram em primeiro na  classificação dos grupos, e um total de três formações atingem o Girabola ZAP. A equipa do planalto central chegou aos 13 pontos, depois de eliminar o quarto classificado, Jackson Garcia (7 pontos), por 3-0. Por força do calendário, o Polivalente FC folgou.

À uma jornada do fim do campeonato, o FC Bravos do Maquis lidera a série B com 15 pontos, seguido do JGM do Huambo (13), Casa Militar do Cuando Cubango (3º/9), Jackson Garcia (4º/7) e Polivalente FC do Cuanza Sul (5º/3).O cartaz da 11ª (última) ronda reserva os seguintes desafios: FC Bravos do Maquis -Polivalente FC,  Jackson Garcia - Casa Militar. A formação do JGM folga por força de calendário.