Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Maquis visita Cala focado no quinto lugar

Paulo Caculo - 04 de Maio, 2019

Maquisardes podem trocar de posio na eventualidade de vencerem caalenses

Fotografia: Jornal dos Desportos

A deslocação do Bravos do Maquis ao terreno do Recreativo da Caála, no Huambo, centraliza as atenções dos desafios de acerto de calendário do Girabola Zap, agendados para amanhã, domingo.
O quinto posto do campeonato é o principal factor de motivação do confronto entre os maquisardes e caalenses, marcado para as 15H00, no estádio do Mundunduleno, referente à 25ª jornada.
Num jogo em que se prevê grande equilíbrio, sobretudo a julgar pelo valor colectivo e individual que ostentam as duas equipas, realce para o facto de, ao conjunto do Planalto Central, ser atribuído particular favoritismo, já que joga na condição de «dono da casa».
Se, por um lado, o Bravos do Maquis, em caso de vitória, atingir os 38 pontos e alcançar o Interclube na quinta posição, por outro, os maquisardes sofrem a pressão de, em caso de derrota, verem-se ultrapassados pelo Recreativo da Caála, na 9ª posição. 
Os maquisardes estão no 9º posto com 35 pontos, enquanto os caalenses estão no 10º lugar, com 32 pontos. A curta distancia que separa as duas equipas, contribui para espevitar ainda mais este duelo, aguardado com particular expectativa.
Noutro jogo de acerto de calendário, igualmente agendado para amanhã, a equipa do Interclube pode confirmar todo o favoritismo que lhe é atribuído no embate frente ao Saurimo FC, último classificado e já despromovido ao escalão inferior.
Embora a equipa da Lunda Sul já tenha a sentença ditada na competição, os jogadores e equipa técnica, em respeito à verdade desportiva, não estarão disposto a entregar os pontos de bandeja. Espera-se, por isso, um jogo bastante disputado, onde os lundas serão obrigados a defender a sua honra em campo, vendendo muito cara uma eventual derrota.
O jogo estava inicialmente marcado para o passado dia 20 de Abril e não se realizou por ausência do Saurimo FC, que chegou tarde a Luanda, devido a uma avaria registada na viatura em que se fazia transportar.
Decorridas que estão 28 jornadas, o Girabola Zap tem na liderança o 1º de Agosto, com 61 pontos, seguido pelo Petro, 60, e Desportivo da Huíla, com 46, enquanto o Saurimo FC é último classificado, com apenas 16 pontos.