Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Medad quer lees no topo

Joaquim Suami - Cabinda - 08 de Julho, 2015

Treinador congols satisfeito com as condies de trabalho no Sporting de Cabinda

Fotografia: Antnio Soares

O novo técnico do Sporting Clube de Cabinda, o congolês Lusodusu Basilua Medad, afirmou ontem, nesta cidade, que vai trabalhar  para melhorar a posição, 13ª, que a formação verde e branca ocupa na tabela geral classificativa do Girabola 2015, com 16 pontos.

O experiente treinador congolês, que falava em conferência de imprensa, referiu que tudo vai fazer para que o Sporting de Cabinda tenha a mesma postura, do início do campeonato, com o objectivo de recuperar os pontos perdidos na primeira volta da competição. Com as informações que possui do futebol angolano, disse, vai permitir-lhe traças as melhores estratégias. 
 
“Sei que a equipa está em 13º lugar, com 16 pontos, que existe um grande risco da equipa ser despromovida, caso não haja um trabalho sério no clube. Tudo vou fazer para melhorar a actual posição da equipa.

Conheço o futebol angolano, porque muitas formações que treinei já defrontaram equipas angolanas e antes de assinar pelo Sporting de Cabinda, a equipa que treinei eliminou o Recreativo do Libolo. Isso, vai permitir-me traçar a melhor estratégia para recuperar os pontos desperdiçados pela equipa na primeira volta”, disse.

 Lusodusu Medad salientou que está satisfeito com as condições que encontrou no Sporting de Cabinda, por isso, está convicto que vai trabalhar sem sobressaltos.

Acrescentou, apesar de reconhecer as dificuldades financeiras que o clube atravessa, o seu objectivo é o de colocar a equipa nos lugares cimeiros do campeonato. “Estou satisfeito com o convite da direcção do Sporting de Cabinda, para treinar a equipa principal de futebol, na segunda volta do Girabola. Conheço as capacidades e os limites do clube e se fosse pelas condições financeiras não estava aqui.

Aceitei o desafio por ser profissional e não por motivos financeiros, porque um profissional, quanto mais experiência de trabalho tiver é melhor, para o seu curriculum. Não é nada mal, trabalhar num meio em que não se conhece bem, porque o importante é melhorar os níveis de performance da equipa”, esclareceu.


PREPARAÇÃO
Sportinguistas melhoram níveis


A formação do Sporting de Cabinda trabalha sob a orientação do técnico Lusodusu Madad, que está a imprimir  outra postura no seio dos jogadores,  ansiosos em começar a competir para merecerem a confiança do professor congolês. Um dos objectivos de Lusodusu Medad é o de melhorar a qualidade e a mentalidade de jogo da equipa leonina.

Lusodusu Medad é licenciado em educação física e ciências naturais, na República da Alemanha. O técnico treinou várias equipas e selecções nacionais do continente africano, com destaque para o TP Mazembe da RDC e Manga Sport do Gabão, as selecções de Sub-20 e 23 do Congo Democrático, em ambos os sexos, assim como as honras do mesmo país.

O Sporting de Cabinda ocupa a 13ª posição com 16 pontos, fruto de quatro vitórias, igual número de empates e sete derrotas. O Sporting de Cabinda marcou 14 golos e sofreu 24 na primeira volta do Girabola 2015. O avançado congolês Jiresse, que se transferiu para o Petro de Luanda, foi o melhor artilheiro do plantel, com oito golos rubricados.JS