Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Mdio Osrio cresce no meio-campo da guia

Betumeleano Ferro - 26 de Agosto, 2015

O mdio integrou o Benfica na segunda volta para tornar o plantel mais forte

Fotografia: jos Soares

O experiente Osório Carvalho, 34 anos de idade, chegou na reabertura de mercado ao Benfica de Luanda, mas tem sido um dos intocáveis do técnico Zeca Amaral. A concorrência tem feito com que o médio se treine e jogue sempre ao mais alto nível, "temos um grupo fantástico com muitos bons atletas, todos nós treinamos num nível elevado", enalteceu.

A qualidade aceitável de todos os médios do Benfica de Luanda faz com que Osório perceba que ainda não pegou de estaca. "Todos nós queremos jogar sempre, ninguém quer ficar de fora, é por isso que me esforço em trabalhar sempre bem para que o mister faça a sua escolha", sublinhou.Até agora as coisas têm corrido muito bem ao veterano atleta, mas ele promete não perder o ânimo se um dia ficar fora das opções de Zeca Amaral."Todas as decisões são da competência da equipa técnica, eu tento fazer a minha parte, treinar bem, mas a decisão final vai ser sempre do treinador", afirmou.

O médio chegou às águias na segunda volta, quando a equipa encarnada já demonstrava ser o principal adversário do Libolo na corrida pelo título. O jogador enalteceu ainda as coisas boas que os seus colegas conseguiram fazer na primeira volta. "Eu apenas cheguei agora, não posso dizer que as coisas começaram a acontecer quando cheguei, eu somente estou a ajudar a dar sequência ao que já estava a acontecer", reconheceu.

A sequência de bons resultados obtidos na primeira volta tornaram mais fácil a integração de Osório no plantel encarnado e, por este facto, o médio garantiu que encontrar uma equipa competitiva foi de grande proveito"Cheguei na segunda volta mas encontrei um grupo muito forte e unido, é isto que está a fazer toda a diferença", elogiou o jogador do Benfica de Luanda, equipa que conseguiu estabelecer um recorde de cinco vitórias seguidas no Girabola 2015.

As qualidades de Osório têm ajudado o Benfica de Luanda a fazer uma boa gestão da posse de bola, a eficácia de passe do médio também é um dos trunfos a que o técnico Zeca Amaral tem recorrido para vencer jogos.A idade, 34 anos, não permitem ao veterano atleta exibir o mesmo fulgor dos tempos do Recreativo da Caála, mas, ainda assim, ele é um dos jogadores mais utilizados pelo Benfica de Luanda na segunda volta, ou entra de início ou na segunda parte como suplente utilizado.

DISPUTA
“Não queremos
deixar o Libolo”


A luta pelo título cada vez mais parece ser uma questão exclusiva do Libolo e do Benfica. As águias estão a voar bem e Osório anseia usar toda a sua experiência para ajudar a equipa a não se distrair agora que o campeonato se encaminha para a fase das decisões. "Está claro que não queremos deixar o Libolo se distanciar muito de nós, mas o nosso lema contínua a ser o mesmo, pensar de jogo a jogo porque esta é uma fase crítica para todos", afirmou.

O Benfica de Luanda entrou para a época com objectivos modestos, dentre eles a melhoria da classificação da temporada passada. A pontuação da equipa evidência que foram superadas todas as expectativas iniciais, mas o plantel prefere continuar a pensar de maneira humilde, este é o motivo por que Osório e colegas evitam falar com o foco centralizado na luta pelo título.

O calendário apertado está a causar dissabores a todos as equipas do Girabola, afinal são 6 jornadas em pouco mais de um mês. Todos estão em igualdade de circunstância, é por isso que Osório considera que o importante agora "é lutar" com todas as forças para somar o maior número de pontos possíveis.

As últimas vitórias das águias foram tangenciais, mas o médio quer que as pessoas olhem também para o valor dos adversários, antes de lançar críticas à sua equipa. O Benfica evita sempre em campo a pensar que é favorito por estar mais bem classificado, avisou Osório. Muitos dos triunfos  do Benfica de Luanda foram obtidos em jogadas de bola parada em que Osório Carvalho tem sido um dos marcadores de serviço. "Tenho dado o meu modesto contributo na execução destes lances que nos têm dado muitos pontos, a insistência neste tipo de jogada é sinal de que as coisas nos têm corrido bem", afirmou o jogador.