Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Militares recuperam jogadores

Jorge Neto - 31 de Agosto, 2016

1 de Agosto prepara 23 jornada sem cinco influentes jogadores ao servio da Seleco Nacional

Fotografia: Jos Cola

O médio ofensivo Buá e o lateral esquerdo Fissy, jogadores que não competiram no torneio Patrono da FESA, por se encontrarem lesionados, aproveitam o período de paragem que se regista no Girabola Zap, para recuperar das respectivas mazelas.Os dois jogadores trabalham sob cuidados do fisioterapeuta da equipa, para que possam em breve integrarem os trabalhos do colectivo, pois o treinador Dragan Jovic conta com eles para os últimos oitos jogos do Girabola Zap.

Habituais nas escolhas de Dragan Jovic, principalmente Buá, pois Fissy alterna a posição com Paizo, nas últimas três épocas, os militares estão a colaborar no processo de recuperação, para que estejam aptos no recomeço do campeonato. O lateral Fissy ainda não jogou na segunda volta do Girabola Zap, devido a uma lesão muscular, enquanto Buá foi opção no segundo tempo do clássico, Recreativo do Libolo - 1º de Agosto, jogo referente à 22ª jornada.

O desejo dos jogadores e da equipa técnica, é o de integrar tão logo que breve possível, a preparação de campo. Buá e Fissy têm mais o próximo fim-de-semana para recuperar,  já que daqui à sensivelmente 11 dias, o 1º de Agosto defronta a formação do Sagrada Esperança da Lunda Norte, no Estádio 11 de Novembro, pontuável para a 23ª ronda.

MOÇAMBIQUE E GABÃO
Jumisse e Romaric representam selecções


O médio Jumisse e o avançado Romaric estão ausentes dos trabalhos da semana da equipa do 1º de Agosto. Os dois jogadores estão ao serviço das selecções  de Moçambique e do Gabão, que no fim-de-semana jogam para a última jornada da eliminatória de acesso à fase final do CAN 2017.  Os dois jogadores falharam o torneio Patrono da FESA, disputado no sábado e no domingo, no Estádio dos Coqueiros, com vitória dos militares na final com o Kabuscorp do Palanca, através da marcação de pontapés de grandes penalidades.

Os dois jogadores são habituais convocados nos seus países de origem, mas apresentam desempenhos diferentes no conjunto rubro -negro. Jumisse é um dos titulares, quase que indiscutível nas opções de Dragan Jovic, ou seja, tem feito grande parte dos jogos dos líderes do Girabola Zap. Quanto a Romaric, ao serviço da selecção gabonesa, ainda não mostrou o real valor, talvez pela forte concorrência que regista o plantel, ou por opção técnica.
Contudo, espera-se muito do médio ofensivo, que joga de forma preferencial pelas alas, onde actuam habitualmente Ary Papel, Geraldo, Nelson e Gogoró.

Os dois atletas têm regresso agendado para quarta-feira, para integrar a preparação com vista ao jogo do próximo dia 11 de Setembro, no Estádio 11 de Novembro, diante do Sagrada Esperança da Lunda Norte, referente a 23ª jornada.Dragan Jovic não conta também na preparação desta semana, com Dominique (guarda-redes), Isaac (lateral direito), Paizo (lateral esquerdo), Ary Papel (médio) e Gelson (avançado).

A preparação semanal do 1º de Agosto, não conta igualmente com cinco jogadores convocados pelo seleccionador José Kilamba para o jogo de sábado, diante do Madagáscar, referente à ultima jornada da eliminatória de acesso à fase final do CAN 2017. Trata-se do guarda-redes Dominique, do lateral direito Isaac, do lateral esquerdo Paizo, do médio ofensivo Ary Papel e do avançado Gelson.

Os cinco podem estar de regresso ao conjunto militar na segunda-feira, altura em que o técnico bósnio Dragan Jovic entra na fase derradeira da preparação, para a recepção aos diamantíferos. Esta semana, os rubro-negros incidem os treinos na recuperação da condição física e nos aspectos técnicos e tácticos, em  aberto está a possibilidade da disputa de um jogo amistoso. Os dois jogos disputados pelo 1º de Agosto no torneio Patrono da FESA, diante do Petro de Luanda e do Kabuscorp do Palanca, foram proveitosos para os militares, para além da conquista do troféu, permitiram dar mais minutos aos atletas menos utilizados.