Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Militares apontam foco para a reviravolta

Jorge Neto - 05 de Agosto, 2019

Fotografia: Edies Novembro

O técnico -adjunto do 1º de Agosto, Ivo Traça, garantiu que vão enfrentar dificuldades diante do Desportivo da Huíla, no desafio decisivo, mas está confiante na vitória do seu conjunto. \"Vamos encontrar uma equipa sempre bem orientada  e que esteve bem o ano passado. Finalizou a época connosco e este ano voltamos a abrir. Perdemos na primeira mão, em casa do adversário, agora,  vamos  reverter este jogo no nosso reduto\", afirmou à imprensa, o antigo médio agostino. A formação do rio seco trabalhou concentrado em todos os detalhes para este desafio, em que antevê encontrar um adversário recuado, todavia, rápida no contra-ataque para surpreender.

\"Nós trabalhamos todos os aspectos tácticos, com relação a nossa equipa e o adversário, os erros que cometemos e os movimentos positivos. Vamos jogar com uma equipa que vai apresentar-se  muito fechada e sabemos que vai querer apanhar-nos  em contra-pé. Trabalhamos todos estes aspectos e estamos em prontidão\", defendeu Ivo Traça.O adjunto de Dragan Jovic reafirmou os objectivos dos rubro - negros em todas as competições  em que estão envolvidos, sempre com o foco nas vitórias e conquistas de títulos, abriu a hipótese de haver alterações no onze inicial. 

\"A intenção é essa, porque uma equipa como o 1º de Agosto e vencedora, tem de abrir a época com um troféu. A equipa esteve bem no primeiro jogo, mas temos de dar mérito também ao adversário. Foi o primeiro jogo que fizemos na época e achamos que a nossa equipa não teve muitos problemas. Mas tudo é possível, podemos ter algumas alterações na equipa\", sublinhou.  Desfazer a desvantagem de 0-1, parece não ser uma missão impossível para o campeão nacional, mas o facto de serem apenas três dias para preparar o jogo, corrigir os erros cometidos durante os primeiros 90 minutos, obriga a redobrar as cautelas.

O 1º de Agosto tem ao seu favor, o facto de nunca ter perdido com o Desportivo da Huíla, em Luanda,  certamente vai aproveitar  o historial para aumentar a motivação diante dos seus fervorosos adeptos, que não esperam outra coisa da sua equipa, senão a vitória e levantar o troféu.A formação orientada pelo sérvio Dragan Jovic demonstrou na pré-época algumas fragilidades defensivas, consentiu golos nos três desafios que disputou, na derrota por 3-2 com o FC Bravos do Maquis, empatou a 1-1 com os Palancas Negras e venceu os maquisardes no segundo jogo, por 2-1.

O facto de não marcar na primeira mão, em casa do adversário, os agostinos devem evitar à todo o custo, que os pupilos de Mário Soares voltem a violar a baliza à guarda de Tony Cabaça, pois, de acordo com os regulamentos desta competição, os tentos valem a dobrar.  A saberem disso, os huilanos certamente vão criar dissabores aos luandenses.            

                                                                         
RECUPERADO
Mabululu regressa às opções 



Depois de recuperar da mazela,  o avançado Mabululu entra nas contas do técnico Dragan Jovic para o desafio desta tarde, referente à segunda mão da Supertaça, após falhar o jogo de sexta-feira. O melhor marcador do 1º de Agosto, no Girabola passado, com 14 golos, foi poupado no primeiro desafio devido a algumas dores que sentia na perna direita, contraída no jogo de apresentação oficial  com o FC Bravos do Maquis, num lance com um adversário.Mabululu foi o artilheiro na pré-época, com dois golos, nos três jogos disputados,  o principal avançado do conjunto agostino, desde sábado que treina sem limitações, daí, estar disponível para fazer parte das opções no ataque.

Com a sua recuperação,  o ataque rubro - negro ganha mais um candidato a pressionar o último reduto contrário, em busca do maior número de golos e anular a desvantagem a seu favor.O avançado camaronês, Leonel Yombi, entrou a titular no primeiro jogo oficial da época, mas a disponibilidade do internacional angolano deixa em aberto qual dos dois deve ganhar a confiança da equipa técnica, no desafio desta tarde.