Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Militares atentos ao ttulo

Betumeleano Ferro - 20 de Setembro, 2015

Benfica de Luanda tem tarefa mais complicada na 26 jornada com deslocao ao Huambo para defrontar o Recreativo de Cala e esperar um desaire do comandante

Fotografia: kindala Manuel

A má fase do Recreativo do Libolo e do Benfica de Luanda , de repente reacendeu a centelha de esperança do 1º de Agosto chegar ao título. Os militares ainda estão a sete pontos da liderança, mas os sucessivos deslizes de libolenses e águias alimentam o sonho rubro -negro, não obstante o adversário desta tarde, às 17h00, no estádio 11 de Novembro, ser o Interclube, um antigo desmancha -prazeres dos agostinos.

O dérbi entre militares e polícias chegou ao auge competitivo dos respectivos plantéis, a diferença de três pontos (1º de Agosto 45 e Interclube 42), ajuda a perceber quão renhido pode ser este jogo. A rivalidade entre os dois emblemas perdeu força nas últimas décadas, mas há muito que um embate entre as duas equipas não deixa os seus adeptos com muita água na boca.

A qualidade dos plantéis aumenta as dificuldades de atribuir favoritismo, o mais correcto parece concluir, que este é um jogo em que tudo pode acontecer. Militares e polícias são equivalentes e podem alternar o domínio em campo, agora nada melhor do que esperar para ver qual deles, vai saber aproveitar os momentos para correr para a vitória.

O aspecto mental vai ser fundamental para o 1º de Agosto e o Interclube atingir a excelência competitiva em campo. A eliminação na Taça de Angola deixou a equipa de Dragan Jovic de orgulho ferido, este desaire rubro -negro também serviu para alertar o Interclube, a equipa de Vesko vai ao 11 de Novembro para evitar pagar a factura do fracasso militar na taça.

Um jogo entre equipas equivalentes, às vezes é decidido num laivo de inspiração, felizmente para o dérbi, 1º de Agosto e o Interclube têm jogadores capazes de ganhar o jogo “sozinhos”.

Se entre os militares as estrelas cintilantes são Ary Papel e Gelson, do lado oposto as atenções vão estar em Nandinho e Moco, qualquer um deles é capaz de fazer mossa ao adversário.