Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Militares com teste de luxo

A Cicato - 14 de Setembro, 2009

DAgosto e Interclube abrem na quarta-feira

1º de Agosto e Interclube abrem na próxima quarta-feira, por antecipação, a vigésima segunda jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola. Devido ao seu compromisso na Taça da Confederação, a equipa do Rio Seco solicitou a realização deste jogo por antecipação, merecendo a total concordância do conjunto adstrito à Polícia Nacional.
Separados por onze pontos- militares são terceiros com 38 e polícias sétimos com 27-  as duas equipas jogam com objectivos distintos mas com as mesmas ambições, ou seja, procurar pelos três pontos nas quatro linhas.
A equipa do 1º de Agosto tenta a todo custo regressar ao segundo lugar, perdido há algumas jornadas para o Benfica de Luanda, enquanto o Interclube quer melhorar a classificação depois de ter permanecido durante largo do tempo do campeonato na zona dos aflitos.
Apesar de virem de resultados díspares na jornada anterior, 1º de Agosto venceu Académica por 3-0 e derrota do Inter por 0-1 frente ao Petro de Luanda, a partida de quarta-feira não é de um desfecho completamente previsível. Militares e polícias quando se cruzam protagonizam quase sempre batalhas campais, decidindo-se o jogo na maior parte das vezes no detalhe.
Depois do empate com sabor a derrota no fim-de-semana, o também embaixador angolano nas espera conseguir um bom resultado na competição doméstica de modo a elevar os níveis de motivação e fazer uma viagem tranquila até à capital egípcia onde sábado defronta o Haras El Hodoud  local para última jornada do Grupo B da Taça da Confederação.
Do outro lado os agostinos vão ter também uma equipa carente de pontos para estabilizar a sua posição na tabela classificativa. Ademais, vinda de uma derrota na última jornada, o objectivo desta será sempre o de pontuar nem que for margem mínima.
Embora o favoritismo recaia para o 1º de Agosto, ainda assim só depois dos 90 minutos se vai saber do desfecho final.

Ronda prossegue no fim-de-semana

Após um interregno de quase duas semanas, o Girabola prossegue neste fim-de-semana com os jogos da 22ª jornada, cujo destaque recai para o embate entre militares e polícias.
Além do jogo grande da ronda, há ainda a destacar o confronto entre o Reacreativo da Caála e o líder, Petro de Luanda, que em caso de vitória ficará a uma vitória da revalidação.
Benfica de Luanda-ASA é também um bom prato para esta jornada. Os encarnados que estão a doze jogos sem conhecer o sabor amargo da derrota, vão tentar aumentar esta cifra e cimentar a posição de vice-líderes, que por enquanto vai lhes garantindo uma presença na Liga dos Campeões.
Já o ASA depois de conseguir uma vitória preciosa frente diante do Santos, vai agora tentar manter-se nesta senda e procurar subir mais alguns degraus na tabela classificativa.
As restantes partidas que complementam a jornada são: Recreativo do Libolo – 1º de Maio; F.C Bravos do Maquis – Santos F.C (que poderá ser antecipado ou adiado em função do compromisso dos santistas nas Afrotaças); Kabuscorp – Académica do Soyo e Académica do Lobito – CD da Huíla.                               AC