Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Militares em misso das seis vitrias

Ant?nio F?lix - 18 de Junho, 2017

Militares vo a partir de hoje ser mais eficientes do que fizeram nas na primeira volta

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro

JGM do Huambo-1º de Agosto é o jogo de maior peso entre os previstso para amanhã  no prosseguimento da 16ª jornada do Girabola ZAP que reserva ainda para esta tarde mais outros dois: Recreativo da Caála-1º de Maio de Benguela e Atlético Sport Aviação-Desportivo da Húila.

A atenções estão mais viradas para o Huambo porque muitos adeptos, sócios e dirigentes do 1º de Agosto durante a pausa do campeonato ouviram do técnico adjunto Ivo Traça que os resultados das seis primeiras desta segunda volta, a começar já hoje, a partir das 15h30 no Estádio dos Kuricutelas, no Huando, diante do JGM , serão determinantes para as contas finais da formação militar quanto à conquista de mais um título.

Ivo Traça afirmou que a primeira volta, em que o 1º de Agosto, terminou 33 pontos atrás do Petro de Luanda, não correspondeu à produção prevista, justificando isto com lesões de muitos jogadores, como Geraldo, Isaac, Ibokun e os guarda-redes Dominique e Tony.

Por esta razão, a partir do jogo de hoje, embora fora de casa, o primeiro de Agosto vai procurar ser mais eficiente do que fez nas 10 vitórias, três empates e duas derrotas averbadas na primeira volta, para depois, imperativamente, triunfar nas também os restantes cinco jogos (1º de Agosto-Caála; 1º de Agosto-1º de Maio ; Académica-1º de Agosto; 1º de Agosto-Desportivo e Maquis-1º de Agosto) e, obviamente, nas jornadas seguintes.

A equipa militar entra no jogo sem contar com novos reforços, porque não contratou. Isto ficou fora de hipótese conforme prometera o  vice-presidente para o futebol do 1º de Agosto, Paulo George, uma vez que o plantel actual tem muitas alternativas para somar vitórias.

O 1º de Agosto não pode, porém, ir a casa do JGM a pensar que a vitória é fava contada. Agir desta forma é atitude reducionista. Tem de se precaver porque o JGM  olhou para a 12ª  posição em que terminou a primeira volta com apenas 12 pontos e, para ter outra prestação na segunda, procurou reforçar-se com cinco jogadores estrangeiros e outros do mercado nacional,  com o objectivo de garantir a continuidade da equipa no campeonato.

O técnico Águas da Silva conhece as pretensões da formação militar e, se contar já com os reforços, sobretudo de Salú (médio), Bruno (lateral direito), Edmilson (trinco), Deny (lateral esquerdo) e Nessy (polivalente), então o seu JGM pode dificultar as "contas de somar" do plantel tecnicamente comandado por Dragan Jovic e Ivo traça.

De Águas da Silva tinha ficado o aviso que "temos de reconhecer que falhámos os objectivos, que visavam o sétimo ou oitavo lugar, vamos procurar corrigir o que esteve mal na primeira etapa".


RUBRO-NEGROS
Nuno estreia na baliza 


O guarda-redes, Nuno, será a grande novidade no onze inicial do 1º de Agosto, no desafio de hoje às 15h00, no Estádio do Ferrovia, diante da formação do JGM do Huambo, estreando-se deste modo, com a camisola rubro-negra nesta segunda volta do Girabola ZAP.

O experiente guardião, por sinal, o único jogador contratado ao Desportivo da Huíla para reforçar os campeões nacionais no segundo turno do campeonato nacional treinou durante a semana na condição de titular, uma situação confirmada pelo técnico Ivo Traça.

"Em princípio sim, o Nuno será opção", disse em poucas palavras o principal auxiliar do bósnio Dragan Jovic, na passada sexta-feira, no campo do ex-RI20, ao Jornal dos Desportos.

Desde a 11ª jornada que a baliza agostina era defendida por Julião, que ficará na condição de suplente, enquanto recuperam Tony Cabaça e Antoine  Dominique (treina para recuperar a forma atlética e desportiva). JN


TREINADOR
Traça projecta
arranque vitorioso     

O técnico-adjunto do 1º de Agosto, Ivo Traça, disse que a  equipa está bem motivada e estamos à espera apenas da hora do jogo no Estádio do Ferrovia, diante da formação do JGM, para entrar com o pé direito na segunda volta do Girabola ZAP.

O 1º de Agosto vai entrar motivado no jogo ciente de que vai encontrar um adversário difícil em sua casa. "  Vamos jogar com uma equipa muito forte em sua casa, principalmente, ganhou o último jogo da primeira volta", disse.

"Acho que vai ser difícil para o 1º de Agosto ir lá buscar os três pontos", reforçou Ivo Traça, na última sexta-feira, no campo do ex-RI20.

Para atingir os seus objectivos nesta deslocação os rubro-negro estão bem "municiados" em relação as informações sobre o adversário que se reforçou para a recta final do campeonato nacional.

"Todas as equipas reforçaram os seus plantéis nesta segunda volta, temos a informação que eles mudaram o seu plantel e nós vamos esperar, sabemos de alguns jogadores que são conhecidos que lá estão e vamos tentar somar os três pontos", adiantou Ivo Traça.

Os dois amistosos (diante do Progresso do Sambizanga e ASA) disputados pelos actuais segundos classificados serviram para melhorar o desempenho da equipa para este desafio, de acordo com Traça.

"Os dois treinos que fizemos foram muito proveitosos e achamos que houve evolução nestes treinos, pois os jogadores estiveram bem e conseguimos alcançar os objectivos que pretendíamos", concluiu.
JORGE NETO