Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Militares em vantagem sobre os sambilas

Jorge Neto - 26 de Fevereiro, 2016

1 de Agosto quer manter a progresso no campeonato nacional quando receber domingo o Progresso Sambizanga

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa do 1º de Agosto leva vantagem na estatística dos últimos dois anos, nos dérbis diante da formação do Progresso do Sambizanga, adversário deste domingo, às 18h00, no estádio 11 de Novembro, referente a segunda jornada do Girabola Zap.

Apesar de travarem grandes duelos sempre que se encontram, a realidade mostra que os militares levaram sempre a melhor e apenas averbou uma derrotou nos quatro jogos disputados diante dos sambilas.

No ano passado o conjunto orientado pelo bósnio Dragan Jovic venceu em casa dos sambilas na primeira volta por 0-3 e na segunda no estádio 11 de Novembro por 2-0. Já na época de 2014, a formação mais popular do distrito do Sambizanga ganhou por 1-0, no primeiro desafio e na segunda ronda os agostinos levaram a melhor por 3-1.

Pelos números apresentados está patente que quando estas duas equipas se defrontam, os golos fazem parte da festa. No período acima referido, foram marcados 10 golos com oito a favor dos rubro e negros para o adversário.

A formação do rio seco está consciente que a estatística não joga e muito menos ganha jogos, por isso a preparação para este dérbi está  a ser feita ao pormenor, visando concretizar em campo o favoritismo que lhe é atribuído neste desafio.

Por sinal, a sua condição aumenta ainda mais a responsabilidade dos militares, que procuram manter o foco para conquista do título bem firme, não deixando-se levar pelo entusiasmo e a ansiedade. Ganhar é o grande objectivo, daí nos treinos os jogadores demonstrarem uma união muito forte.

Nada mais importa ao conjunto de Dragan Jovic senão os três pontos, e apesar das dificuldades que esperam encontrar, ensaiam nos treinos os possíveis entraves que o adversário certamente vai tentar colocar para dificultar os intentos do seu opositor.

As duas equipas conhecem-se bem, mas perseguem objectivos distintos, aliado ao facto da rivalidade entre os dois conjuntos ser de longa data o que deixa antever um dérbi ao nível dos estatutos das duas formações.


REINTEGRAÇÃO NO GRUPO
Geraldo confirmado para o dérbi 


O médio ofensivo do 1º de Agosto, Geraldo, efectuou ontem de manhã, no ex-RI20, o primeiro treino da semana com os colegas de equipa, após o  regresso ao país, proveniente do Brasil, onde deslocou-se no fim-de-semana para tratar de assuntos familiares.

O camisola 11 será uma certeza no dérbi diante do Progresso Sambizanga, no domingo, uma vez que entra nas opções do técnico bósnio Dragan Jovic para ajudar a equipa a conquistar mais uma vitória na prova.

O marcador do primeiro golo no Girabola Zap 2016 começa a ganhar o carisma dos adeptos militares que esperam dele o máximo, formando um tridente atacante bastante forte com Gelson e Ary Papel.

De resto, é comum ouvir entre os apoiantes agostinos a denominação "GGA", em alusão aos nomes dos três atletas, numa clara demonstração do carinho e confiança aos atacantes .

Com a integração de Geraldo agora que faltam dois dias para a recepção aos sambilas, o grupo ficou mais forte e com maiores opções ofensivas para atacar a defesa dos pupilos de Albano César e manterem na senda de vitórias.


MELHOR MARCADOR
Brito pode superar record


A partida inaugural do Girabola Zap 2016, abriu a possibilidade da quebra de um dos mais velhos recordes do campeonato, o de golos marcados, na posse de Alves do 1º de Agosto, com 29.

Desde a primeira edição em que a prova se disputou no  modelo actual, o record de golos no campeonato nacional de futebol da I divisão se mantém na galeria do 1º de Agosto. Trata-se de um dos vários recordes detidos pelos “militares”.

Com os três tentos apontados numa 'sentada', o médio ofensivo, Brito, do Recreativo do Libolo, "ameaça" retirar este mérito ao ex-atacante dos rubro negro, hoje nas vestes de porta-voz.  O primeiro goleador da história do Girabola foi João Machado (actual treinador do 4 de Abril), com 18 tentos,