Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Minguito promete primeira vitória

Augusto Panzo - 09 de Abril, 2017

Aviadores tentam hoje regressar de Saurimo com os três pontos na bagagem

Fotografia: Santos Pedro/Edições Novembro

O médio ofensivo e capitão do plantel do Atlético Sport Aviação (ASA), Minguito, disse ontem ao Jornal dos Desportos que a equipa está preparada para alcançar a primeira vitória hoje em Saurimo, no jogo diante do Progresso da Lunda Sul, referente ao encerramento da nona jornada do Girabola Zap de 2017.

\"Durante a semana toda a equipa trabalhou com o objectivo de ir pontuar, visto que até agora somos a única formação que ainda não sentiu o sabor da vitória. Penso que vamos encarar este jogo com maior responsabilidade, tal temos encarado todos os outros, mas tenho fé e creio que a partir deste desafio vamos conseguir sair da senda dos empates e derrotas. Acredito que vamos ter a primeira vitória nesse duelo\", afirmou.

A falta de triunfo devia ser motivo para baixa de moral, o que não se verifica no seio do conjunto aviador, pois, mesmo nessa condição, os pupilos de João Machado estão sempre com índices motivacionais elevados, facto que levou o JD indagar ao capitão, a razão desse à vontade.

Em resposta à indagação, Minguito revelou que todo o grupo sabe que o futebol é feito por fases, motivo pelo qual não está desmotivado para os futuros compromissos.

\"Sabemos que o futebol é feito por fases e acredito que essa é a etapa negativa que o ASA está a viver. Temos no seio do plantel muitos jogadores que já participaram no Girabola. Penso que todos estão conscientes disso e penso que vamos conseguir ultrapassar isso na maior tranquilidade, tendo em conta que temos uma equipa técnica capaz de fazer um bom trabalho psicológico\", reconheceu.

Em função da crença revelada, Minguito acredita que melhores dias virão e o conjunto do bairro Mártires de Kifangondo vai voltar a trilhar bons caminhos no campeonato.

\"A partir desse meu ponto de vista, devemos apenas empenhar-nos profundamente nos trabalhos, pensar fazer coisas diferentes e acho que bons dias virão para a equipa do ASA\", assegurou.

A insatisfação reina no seio dos adeptos do ASA, devido à falta de vitórias, mas Minguito pediu que estes tenham calma, pois, ainda é possível a inversão desse quadro sombrio que se vive.
 
\"Sabemos que é difícil para os nossos adeptos suportarem a actual situação, mas faço um apelo para que não esmoreçam. Sei que eles que estão fora das quatro linhas sofrem mais do que nós, mas temos a certeza de que sempre que entramos em campo fazemo-lo com a intenção de fazermos o nosso melhor. Creio que nesse jogo não vamos fugir à regra e acredito que desta vez será o nosso ponto de partida para as vitórias\", prometeu.

Love e Dudu
fora do duelo


O avançado Love Cabungula e o defesa-central Dudu não constam dos convocados para o duelo desta tarde, em Saurimo, diante do Progresso da Lunda Sul, devido às lesões que os apoquenta, soube ontem o Jornal dos Desportos, do fisioterapeuta do ASA, Nzinga António Toko.

Love Cabungula está com problemas nos gémeos do joelho esquerdo, enquanto que o seu companheiro Dudu encontra-se na fase de recuperação, em função de uma rotura muscular de que se vinha queixando na perna esquerda.

No entanto, para o desafio desta tarde o treinador João Machado convocou 18 atletas, nomeadamente os guarda-redes Maguette e Toy, os defesas Xavier, Josemar, Júnior, Campos, Matamba e Gaca, para além dos médios Reginó, Minguito, Rui Faial e Paulucho.

Fazem igualmente parte da convocatória Foguinho e Tucho, ambos do sector intermédio, enquanto Mabululo, Pilolas e Bena são os homens encarregues de procurar violar as redes adversárias.

O ASA ainda não venceu no presente campeonato e na última ronda empatou diante do Interclube a uma bola. Já o Progresso da Lunda Sul, que tem uma vitória na prova, perdeu no jogo passado com o Recreativo do Libolo por duas bolas a uma.