Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Nzuzi Andr assume comando tcnico do 1 de Maio

22 de Maio, 2016

Coordenador tcnico do clube benguelense vai escolher os restantes membro para a equipa tcnica

Fotografia: Paulo Mulaza

O antigo lateral direito do 1º de Maio de Benguela e da Selecção Nacional, Nzuzi André, vai assumir, temporariamente, o cargo de treinador principal dos proletários, em face a demissão, ontem, do técnico Joaquim Nfinda "Mozer", por fraca produtividade da equipa no Girabola Zap 2016, segundo o presidente do grémio benguelense, Wilson Faria, para quem a equipa carece de uma liderança forte para a competição.

"Enquanto procurámos no mercado (interno e externo) um treinador para a nossa equipa principal, a direcção entendeu convidar o professor Nzuzi André para, a título provisório, tomar conta dos destinos da equipa para as próximas jornadas da primeira volta e, se possível, mantê-lo até ao fim do campeonato. Tudo vai depender dos resultados que a equipa vier a produzir ao longo da campanha no Girabola Zap2016", disse.

O presidente Wilson Faria não revelou os nomes dos possíveis integrantes da comissão técnica a ser coordenada pelo ainda director técnico da formação proletária. No entender do dirigente do 1º de Maio de Benguela, ao técnico Nzuzi André foi-lhe dado o poder de escolher as pessoas com quem tenciona trabalhar.

"Não vamos impô-lo as pessoas que com ele (Nzuzi André) vão trabalhar. Precisamos dar-lhe toda a liberdade para trabalhar e transmitir com precisão os seus conhecimentos em prol dos interesses do clube e da massa apoiante do clube", precisou o jovem presidente do Estrela Clube 1º de Maio de Benguela, para quem a liderança técnica do 1º de Maio exige competência acrescida, facto que espera obter da actual comissão de gestão liderada pelo antigo seleccionador nacional de Sub-20 e Sub-17.

A direcção do clube proletário promete na manhã da próxima segunda-feira, em conferência de imprensa, apresentar a nova equipa técnica e explicar as reais motivações que estiveram na base do afastamento do técnico principal e seus colaboradores do comando técnico.

O Jornal dos Desportos sabe que até à altura do envio desta matéria, nenhum membro da direcção informou ao técnico Nfinda Mozer para a devida oficialização do fim do casamento, pelo que continua à espera para se pronunciar a respeito.


PROBLEMAS
Direcção incapaz
de saldar dividas


O treinador Joaquim Nfinda "Mozer" deixa o Estrela Clube 1º de Maio de Benguela, dois anos depois de liderar a equipa técnica na Segundona e no Girabola Zap. O fraco rendimento no presente campeonato da Primeira Divisão, terá pesado na tomada de decisão da direcção da agremiação proletária.

Apesar de previsível, a notícia apanhou de surpresa grande parte dos aficionados do desporto que em Benguela seguem, com atenção, o situação decorrente no seio do clube, com os jogadores, técnicos e funcionários a reclamarem pelos ordenados atrasados.

 A direcção, para além de revelar-se incapaz de saldar os oito meses de salários (alguns 11 meses) do ano passado, deve aos atletas e membros da equipa técnica o prémio pela ascensão ao Girabola Zap.

Ainda assim, os jogadores, grande parte escolhidos pelo técnico, aceitaram jogar, na certeza de que em tempo oportuno a situação se resolveria, a fazer fé às garantias dadas pelos dirigentes proletários, realce ao presidente do clube.

O actual patrocinador, Silvestre Kissari, deixou claro que só iria arcar com os passivos deste ano (2016), a começar desde Fevereiro, altura em que celebrou o acordo com a direcção do 1º de Maio de Benguela.

Para o mal das coisas, no terreno a equipa produzia pouco, facto que desmobilizava, grande parte de apoiantes que bem poderiam ajudar a direcção a amenizar a crise financeira de que o clube enfrenta. Por isso, a saída de Joaquim Nfinda "Mozer" da liderança da equipa técnica era, para outros tantos, há muito arquitectado, tanto mais que nos últimos dias o distanciamento entre o técnico e o presidente foi notório.                                                      JG