Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Palancas foram abrandamento do campeonato

Betumeleano Fer?o - 21 de Junho, 2017

Palancas Negras esto empreparao

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edies Novembro

A participação dos Palancas Negras na Taça Cosafa que se disputa de 25 do corrente a 9 de Junho, em Moruleng, África do Sul, vai forçar o adiamento dos jogos das equipas com mais de dois convocados na selecção nacional, esclareceu Jeremias Simão, presidente do Conselho Técnico da Federação Angolana de Futebol (FAF).

\"Nunca veiculamos a informação, de que o Girabola ia parar por causa da selecção, apenas os clubes com mais de dois jogadores chamados, é que vão ter os jogos adiados\", argumentou. O presidente do Conselho Técnico da FAF assegurou, que nas próximas três jornadas (17ª, 18ª e 19ª), todos os jogos em que estejam envolvidos o Petro de Luanda, 1º de Agosto, Interclube e Progresso do Sambizanga vão ser remarcados.

 \"É o que ficou estabelecido, somente as equipas que deram mais de dois atletas para a selecção, é que vão ter jogos em atraso, as outras que não estão nesta condição, vão continuar a disputar normalmente os seus jogos\", garantiu.

A FAF não tem todas as datas definitivas, para o acerto do calendário do Girabola ZAP, mas Jeremias Simão deixou ler nas entrelinhas que ainda dentro desta semana, é provável que a Federação coloque num dos seus comunicados, as novas datas de todos os jogos em atraso.

Pelas contas efectuadas pelo Jornal dos Desportos, nas próximas três jornadas , o Girabola ZAP vai ficar com 10 jogos em atraso. Por coincidência, a 17ª ronda que se disputa este fim de semana, é a que mais jogos adiados vai ter, 4 no total a saber: Santa Rita - Interclube, Petro de Luanda - Recreativo do Libolo, 1º de Maio - Progresso do Sambizanga e 1º de Agosto - Clube Recreativo da Caála.

Na 18ª jornada ficam em atraso três jogos, a saber, Interclube - Petro de Luanda, 1º de Agosto - 1º de Maio e Libolo - Progresso do Sambizanga. Na ronda seguinte, 19ª, também vão ser adiados 3 jogos, Progresso do Sambizanga - Interclube, Petro de Luanda - Progresso da Lunda Sul e Académica do Lobito - 1º de Agosto.

Jeremias Simão também esclareceu, que o campeonato  vai parar na totalidade durante duas semanas, em Julho. \"Na verdade, nos dias 16 e 22 de Julho, a nossa selecção tem a eliminatória para o CHAN com as Ilhas Maurícias, aí  o Girabola ZAP vai parar\", sublinhou.
O andamento do campeonato angolano,  foi tema de conversa na conferência de imprensa, que Beto Bianchi deu na segunda-feira. O seleccionador nacional pediu ponderação e seriedade na abordagem da questão, para que não lhe seja apontado o dedo acusador.
A convocatória dos Palancas Negras para o duplo compromisso, Cosafa e CHAN, é composta por 22 atletas.

O Petro de Luanda é a equipa mais representada com 6 jogadores, Gerson, Mira, Wilson, Carlinhos, Job e  Herenilson;  o 1º de Agosto vem a seguir com 4, Dani Massunguna, Natael, Chow e Nelson Luz; o Progresso deu 3, Lunguinha, Vá e Fofo, igual número deu o Interclube, Neblu, Paty e Tó; o Kabuscorp tem dois, Nari e Amaro, enquanto com um convocado aparecem o 1º de Maio de Benguela, Caporal; Caála, Dudú Leite e Sagrada Esperança, Bugos.