Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Papel treina sem limitaes

Jorge Neto - 17 de Agosto, 2016

Mdio do 1 de Agosto saiu lesionado

Fotografia: Jos Cola

Depois de ter sido substituído quando faltavam 15 minutos para o final do jogo de domingo passado, frente ao Recreativo da Caála, referente à 21ª jornada do Girabola Zap, o médio ofensivo Ary Papel, participou ontem  de manhã, sem quaisquer limitações, na primeira sessão de treinos da semana da equipa do 1º de Agosto, realizada no campo do ex-RI20.

O influente médio ofensivo foi substituído do jogo por um mal-estar, nada que impediu o jogador de apresentar-se ontem e integrar os trabalhos de preparação para a deslocação ao encontro do Recreativo do Libolo, em desafio referente à 22ª jornada, marcado para o estádio de Calulo.Quem esteve presente no estádio 11 de Novembro ou mesmo na condição de telespectador ficou apreensivo com a saída em campo de Ary Papel, cedeu o lugar a Gogoró, mas tudo não passou de um susto ocasional.

O camisola 30 não constitui preocupação médica para os militares, daí estar entregue à equipa técnica às ordens de Dragan Jovic para fazer parte do jogo de destaque da próxima ronda, cujo vencedor, certamente, sairá mais motivado para encarar o resto do campeonato, pois em jogo estará à liderança do campeonato.

Ary Papel joga um papel importante na manobra da equipa e a sua disponibilidade cria um certo alívio para os agostinos e, com certeza, uma grande preocupação para os defensores contrários.Esta época o jogador tem sido assolado por lesões, o que de certa forma influência, pela negativa, o número de golos marcados até ao momento, ou seja, cinco, os mesmos apontados por Geraldo.

A equipa técnica e os adeptos esperam que Ary Papel esteja em "dia sim" para ajudar os agostinos a conseguir somar pontos em Calulo, mantendo a distância entre os dois conjuntos, conservando a liderança de forma isolada.Ary Papel foi nos dois últimos anos o melhor marcador dos líderes do campeonato, somando 12 golos em 2015. Quando faltam 10 jornadas para o final da prova, o médio ofensivo ainda tem tempo para visar às balizas adversárias e mostrar a sua veia goleadora.

BOA PONTARIA
Dany Massunguna entre os goleadores


O defesa central do 1º de Agosto, Dany Massuguna, juntou-se ao grupo de jogadores que formam os terceiros melhores marcadores da equipa, ao apontar o seu terceiro golo na presente edição do Girabola Zap, diante da formação do Recreativo da Caála, e que garantiu os três pontos à equipa militar. O capitão dos rubro-negro para além de ser determinante na organização defensiva, tem sido decisivo na marcação de golos, pois já ditou a vitória do seu conjunto em duas ocasiões.

Mesmo não sendo da sua responsabilidade, o central tem assumido este papel, juntando-se ao colega do sector defensivo Isaac (lateral direito) e do médio ofensivo Ibukun com três golos. Assim sendo, Dany Massunguna e Isaac são até ao momento os únicos defesas a contribuir com golos decisivos. O lateral direito ditou o triunfo diante do Petro de Luanda, por 1-0, na 15ª jornada.
   
O desvio de cabeça do camisola 5, após um cruzamento de Isaac, aos 9 minuto de jogo,  foi fundamental para os rubro-negro somarem os três pontos e deslocarem-se à Vila de Calulo mais confortáveis, sabendo que estão pressionados e proibidos de perder o jogo, sob pena de serem igualados na tabela de classificação pelos campeões nacionais. A demonstração do capitão ao "usar a cabeça" para bater o experiente guarda-redes Carlos é um claro sinal do espírito de liderança que tem sobre a equipa, que certamente vai querer manter diante dos libolenses para alcançar mais a vitória na espinhosa missão pelo resgate do título do Girabola Zap.