Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Petro aponta ao topo

Srgio V.Dias - 24 de Maio, 2018

Grmio do Cateto para acerto da 7 jornada tem jogo acessvel frente aos lees de Cabinda

Fotografia: Vigas da Purificao | EDIES NOVEMBRO

O Petro de Luanda pode ascender hoje à liderança do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, quando defrontar às 16h00 o Sporting de Cabinda no Estádio 11 de Novembro, desafio de acerto para a sétima jornada da competição.
A equipa do Catetão ocupa, nesse momento, o segundo lugar da tabela de classificação geral da prova com os mesmos 24 pontos que o rival 1º de Agosto, que está num degrau abaixo.
Os pupilos de Beto Bianchi vêm de um triunfo no sábado, por 3-0, sobre o Kabuscorp do Palanca. Caso somem os três pontos hoje, no jogo com os leões de Cabinda, podem assumir o comando da prova e relegar o actual líder, o Interclube, para o segundo posto.
Se o desiderato se consumar, os polícias iam baixar para a segunda posição com os mesmos 26 pontos,  o Petro ia ascender à liderança com 27 pontos, ainda que à condição, pelo facto de o 1º de Agosto jogar amanhã para acerto da 14ª ronda, com o Sagrada Esperança.
Os oito pontos de vantagem dos tricolores sobre os leoninos, que neste momento estão alojados no oitavo posto, jusficam o \"natural\" favoritismo nas contas para os pupilos de Beto Binchi que vão torcer na certa, por um deslize amanhã dos militares frente aos lundas.
Aliás, nas hostes da equipa do \"eixo-viário\", outro objectivo não podia imperar que não o da conquista dos três pontos, para continuar a embalar rumo à conquista do título, que foge da sua galeria desde 2010.
E, mais: dada a pressão exercida pelo rival 1º de Agosto na luta pela liderança, o Petro não  pode dar-se ao luxo de desperdiçar pontos nessa altura frente a adversários como o Sporting de Cabinda, que por sinal não é do \"seu campeonato\".
A turma da cidade nortenha ressurge este ano, para tentar a manutenção na fina -flor do futebol nacional. E, como é óbvio, procura a todo o custo de um esforço redobrado, para contrariar ao máximo a tarefa do seu opositor.
Porém, os jogadores do Sporting têm de fazê-lo de forma destimida e com cautelas, porque o Petro dispõe de atletas como Job, Tiago Azulão, Herenilson, Tony, Diney, Carlinho e outros, que embaraçam a \"vida\" dos adversários que cruzam no caminho.
É na certa, um jogo que se apresenta à formação de Cabinda com elevado grau de dificuldade,  o Petro tudo vai fazer para somar os três pontos em discussão, para desalojar o Interclube da liderança do campeonato.