Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Petro negoceia renovao com Tiago Azulo

Paulo Caculo - 28 de Setembro, 2016

Tiago Azulo pode prolongar o contrato com Petro at 2017

Fotografia: Jos Soares

O médio ofensivo do Petro de Luanda, Tiago Azulão, pode ver prolongado o  vínculo contratual por mais uma temporada. Segundo apurou o Jornal dos Desportos, a direcção do clube do Catetão equaciona a possibilidade de renovar o acordo contratual com o jogador brasileiro, até Dezembro de 2017. A contribuir para esta iniciativa de Tomás Faria e seus colaboradores está o facto do atleta ser hoje um dos imprescindíveis no plantel, sobretudo depois de confirmar no presente Girabola Zap os créditos que o apontam,  como um jogador habituado a exibir-se ao mais alto nível.

Contratado em Julho  para reforçar a equipa na segunda volta do campeonato, por altura da reabertura do mercado de transferências, Tiago Azulão correspondeu em pleno com as expectativas geradas à volta da sua chegada à equipa, inclusive ajudou a dissipar dúvidas aos adeptos mais cépticos.O jogador representa a única grande contratação de monta, feita pelo Petro no exterior do país, fruto do actual momento financeiro que atravessa o clube. Uma aposta acertada do técnico Beto Bianchi, a quem se atribui o mérito na descoberta do jogador no Brasil.

Ao cabo de dez  jogos, Tiago Azulão soma o excelente pecúlio de sete  golos, facto que espelha muito bem o grau de importância que  o médio tem no plantel tricolor. Pode -se afirmar sem medo de errar que o atleta chegou, viu e venceu. É neste momento, o melhor marcador da equipa, seguido apenas por Job com cinco golos, supera na concorrência os avançados Fabrício (2) e Giresse (1).

Desde que chegou à equipa do Petro, o goleador jamais deixou a titularidade,  assegurou a posição de estaca. "Seria bom se conseguisse ser o melhor marcador do campeonato, mas se for o segundo ficarei muto feliz", disse emocionado.Contudo, revelou que a prioridade é ajudar a equipa a concretizar o seu objectivo. "O mais importante para mim, é continuar a marcar golos, para ajudar a equipa a vencer os jogos", confessou Tiago Azulão.

O jogador não esconde o sonho de vir a sagrar-se campeão em Angola. Confessa que respeita os objectivos traçados pelo clube, para esta época, mas garante que todo o jogador que se preze, gosta de conquistar títulos em qualquer campeonato.  "Cheguei para tentar dar títulos ao Petro. Todo o jogador quer conquistar alguma coisa, e as chances de ser campeão são boas. Temos esperança, porque sabemos que é difícil, mas estamos focados para tal", disse, na altura, o médio.

GOLOS
Atleta evidencia eficácia no ataque


Tiago Azulão está a deixar a sua marca ao serviço do Petro de Luanda. Fruto da eficiente capacidade concretizadora, espelhada no presente campeonato, o brasileiro catapultou a qualidade exibicional à imagem de um goleador. Depois de ter sido decisivo no jogo com o Porcelana FC do Cuanza Norte, para a 22ª jornada, em Ndalatando, o camisola 28 dos tricolores voltou a ser fundamental na jornada passada,  rubricou o golo que ajudou a decidir o resultado e a consequente vitória da equipa no dérbi frente ao Kabuscorp do Palanca, em Luanda, no Estádio 11 de Novembro.

Com os seus golos, Tiago Azulão consegue não apenas mostrar qualidade,  sobretudo é capaz de contribuir de forma determinante para a concretização dos objectivos do clube, que é de conquistar uma das três posições do pódio, parafraseando o técnico Beto Bianchi.A fácil adaptação à filosofia de trabalho do treinador, e o modelo de futebol da equipa, segundo o próprio jogador, estão a ser fundamentais para o sucesso no primeiro ano de experiência no campeonato angolano.

O facto de chegar ao plantel numa altura em que pouco ou quase nada mais se esperava do Petro de Luanda, em termos de concorrência na luta pela liderança do campeonato, não afectou o rendimento. Ainda assim, ajudou a inverter o começo titubeante assinalado na primeira volta do Girabola Zap.