Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Petro pode confirmar ascendente

Betumeleano Ferro - 01 de Julho, 2018

Petrolferos com misso difcil esta tarde diante dos estudantes em Benguela

Fotografia: Dombele Bernardo

A alma de campeão do Petro de Luanda vai ser testada esta tarde, a partir das 15h00 no Estádio Ombaka, pela Académica do Lobito, uma das grandes sensações desta época. 

Os tricolores renasceram nas duas últimas jornadas, por isso, o favoritismo no jogo de logo mais recai sobre si, embora o jogo seja frente a uma das equipas mais indesejáveis neste momento do campeonato. Uma nova vitória, a terceira consecutiva, pode dissipar algumas dúvidas em relação ao momento que atravessa a formação do Catetão.

Mais motivados do que nunca, os tricolores agora só falam em vitória, também pudera, nessa fase estão proibidos de pronunciarem qualquer outra palavra. O embalo das últimas jornadas pode muito bem servir de catapulta, para passar incólume no Ombaka.  

A confiança que antes faltava a equipa orientada por Beto Bianchi, regressou para devolver aos tricolores o estatuto, que parecia ofuscado. A precisar de ganhar para manter a passada larga, o Petro de Luanda vai apostar todas as fichas para impedir que a Académica, com quem até tem laços familiares, repita a mesma graça das vezes passadas, travar a marcha tricolor. 

As lembranças do passado até podem não ser tão agradáveis para os tricolores, mas ser campeão é ter espírito de abnegação, saber consentir sacrifícios na hora certa, para que a glória chegue e premiar o labor em campo.

Os estudantes ainda não começaram a pagar o preço da fama, talvez até nem chegue a pagar assim tão cedo. É inegável, no entanto, que a sua ousadia está a deixar de sobreaviso aos que se sentem incomodados, como os petrolíferos. 

A boa fase dos lobitangas é garantia de que os seus adversários vão ter de suar as estopinhas, para conseguirem chegar a vitória. O seu oponente de logo mais, vai a todo o custo tentar evitar uma repetição do nulo da primeira volta, mas para isso, vai ter de se exibir com o que tem de melhor. 

A boa fase dos antagonistas, deixa ler nas entrelinhas que o jogo vai ser aberto, com os tricolores mais necessitados em busca da vitória. Engana-se quem pensar que o pontito é melhor para os estudantes do que os três pontos. 

A Académica do Lobito ainda está longe de estar na fase do lucro e fica claro que pretende continuar a seguir a luz no fundo do túnel. Joelhos vacilantes é tudo menos o que a equipa de Rui Garcia quer mostrar contra o Petro.

O renascer da esperança tricolor nas últimas jornadas, é sempre motivo de preocupação para os seus adversários, por isso, os estudantes vão tentar ser inocentes como as pombas, mas cautelosos como as serpentes, para  evitarem se   igualar ao oponente. 

Por mais que queira, ainda não é desta que os lobitangas vão querer jogar como um grande. Ninguém está a espera que os donos de casa adoptem a agora famosa estratégia do autocarro, mas também não vão cair na tentação de quererem olhar na cara do visitante. Pois, daria todo o espaço que as individualidades tricolores precisam, para resolver num laivo de inspiração.