Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Petro quer regressar s vitrias

Avelino Umba - 01 de Agosto, 2015

Treinador tricolor quer manter sequncia de bons resultados frente aos aviadores

Fotografia: M.Machangongo

O regresso à sequência de bons resultados no campeonato - interrompido na jornada passada pelo Interclube - anima o treinador do Petro Atlético de Luanda, Alexandre Grasseli, cuja equipa defronta hoje às 16h00, no estádio 11 de Novembro, em Camama, o  Atlético Sport Aviação (ASA), num dos dois dérbis da 19ª jornada do Girabola 2015.

De acordo com o treinador brasileiro, o pensamento (obtenção de resultados positivos) anima o grupo de trabalho às suas ordens, para o duelo desta tarde diante dos aviadores.

“A nossa estratégia é prosseguir com bons resultados, jogo a jogo, para conquistar sempre os três pontos, tal como as outras equipas. E é esse o nosso pensamento, para o jogo com  o ASA”, disse.

Antes do jogo com os polícias, com quem perderam por 1-0, no estádio 22 de Junho,  os tricolores encontravam-se próximos dos lugares cimeiros da tabela de classificação do campeonato, mas não foi possível darem o salto.

O adversário desta tarde, embora tenha vivido períodos conturbados, está a atravessar um bom momento de forma desportiva, a julgar pelas três vitórias consecutivas na segunda volta do campeonato . Isso, de acordo com o técnico Alexandre Grasseli, tem originado a alternância na tabela de classificação.

“Sabe-se que existe muita alternância de posições, onde o Libolo se destaca como uma equipa que soma o maior número de pontos. A nossa  estratégia é manter a sequência dos bons resultados, ou seja, nesta segunda volta já conseguimos duas vitórias, o que é bom. Mais três pontos no jogo de hoje, dá-nos a condição de estar numa posição que nos coloca numa situação de lutar para o topo da tabela, que é o nosso objectivo no campeonato”, disse.

Questionado se com o regressado de Chara, a ideia é manter dois trincos, o técnico respondeu que o Petro tem a sua forma de jogar. “O Petro não vai mudar a sua forma de jogar. Inicialmente, vamos manter o padrão que definimos desde o período de treino no Lubango. Vai ser esta estratégia que vamos manter, ou seja, a manutenção daquilo que fizemos por altura da preparação para o jogo contra o ASA”, afirmou.

O técnico refutou que a sua equipa esteja a “soluçar” no campeonato, a julgar pela derrota da jornada anterior, pois ela recebeu muitos elogios na jornada passada, embora tenha perdido a partida.

“Tenho recebido mais elogios nesta derrota do que nas outras vitórias.

Mas é bem verdade que ninguém gosta de perder e nós, em particular, não gostamos por não conquistarmos os três pontos. Ainda assim, de uma ou de outra forma, não significa que a equipa tenha soluçado, ou deixado cair o nível de jogo”, explicou.


ALTERAÇÃO
O lateral direito Francis é o provável substituto de Mabiná, no jogo desta tarde, no estádio 11 de Novembro, diante do Atlético Sport Aviação (ASA), referente à 19ª jornada do Girabola 2015. 

De acordo com o técnico Alexandre Grasseli, o influente Mabiná  está a ser observado pelo departamento médico, em função de uma cirurgia que sofreu o ano passado, razão pela qual, está a ser poupado.

“Isso, não significa que o Mabiná esteja de fora do jogo. São opções que temos de criar, a julgar pela reformulação que o Petro está a passar. Por esta razão,  o elenco deve ser usado, não apenas no jogo, mas também em treinos que são muito importantes.

Esta opção de alinhar com o Francis, ocorreu em função daquilo que foi a actuação dele nos últimos jogos, principalmente contra o Sporting de Cabinda.

Reconhecemos que o jovem esteve bem durante o jogo. Tem vindo a mostrar versatilidade por dentro (central) e a jogar pela lateral.

É  nesses momentos que devemos dar oportunidade para o jogador se sentir mais valorizado em vestir a camisola do Petro”, referiu. 

O técnico reforçou que tanto a equipa técnica, como jogadores, continuam de cabeça erguida, mantêm a mesma postura, a mesma forma de jogar, apesar do respeito que têm pelo ASA.

“O ASA é uma equipa de qualidade, que nesta segunda volta tem vindo a fazer bons resultados, mostra uma evolução muito grande, mas o nosso pensamento é a conquista os três pontos”,  disse.

O técnico tricolor assegurou que durante a semana de trabalho, a equipa teve uma sessão de vídeo do jogo do ASA com o Sporting de Cabinda e tirou algumas ilações sobre o adversário. 
AU