Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Petro reconhece relvado

13 de Dezembro, 2018

Beto Bianchi revelou que o Petro enviou equipa de avano

Fotografia: Paulo Mulaza | Edies Novembro

O Petro de Luanda faz hoje, em Kinshasa,  o reconhecimento oficial do  campo  do  jogo que se realiza amanhã,  a partir das 16h00, com  AS Nyuki da República Democrática do Congo, pontuável para a primeira \"mão \" da eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
Trata-se de um adversário, de que o técnico do Petro de Luanda, Beto Bianchi, garantiu ter informações privilegiadas para armar melhor a sua estratégia, com vista a um resultado que dê garantias de qualificação após a segunda \"mão\" em Luanda.
De acordo com o treinador \"tricolor\", que falava à imprensa, as informações que possui sobre os congoleses permitem-lhe acreditar que seus atletas marquem golos em casa do oponente.
\"O nosso adversário tem jogadores bem dotados tecnicamente,  em função dos vídeo assistidos, comparando com a nossa equipa, creio que temos possibilidades de passar esta eliminatória, desde que os jogadores façam o que  nós técnicos pedimos\", argumentou.
Beto Bianchi revelou, que o Petro  de Luanda enviou, na última semana, uma equipa de avanço para aquela cidade congolesa, a fim de criar  condições para a vitória almejada.
O treinador dos \" tricolores\" enalteceu, ainda, a Confederação Africana de Futebol (CAF), por transferir o duelo de Butembo para a capital congolesa, devido ao surto epidémico na região.
A equipa petrolífera deixou ontem Luanda, com destino a Kinshasa.  Na terça-feira,  o atacante Tiago Azulão terminou 30 minutos antes o treino, facto ajustado à estratégia de gestão de esforço, dado o jogo de amanhã com o AS Nyuki.
Na sessão referida, de hora e meia, decorrida no complexo Demóstenes de Almeida, trabalhou sem limitação, além do médico do clube, Nelson Bolivar, confirmar à imprensa o bom estado de saúde do brasileiro.
\"A saída do jogador, deve-se à gestão de esforço, dado o período de transição de uma temporada para outra que foi curto. O jogador  em causa foi dos mais regulares\", tranquilizou o médico.
 Azulão é o segundo melhor marcador do Girabola2018/19,  com três golos, no cômputo de cinco jornadas. Etekiama Cataddy, do Kabuscorp do Palanca, também tem três golos, é o terceiro. A lista é liderada por Mabululo, do 1º de Agosto, com quatro golos. O atleta foi melhor marcador da competição nacional em 2017/2018 com 21 golos
Na eliminatória anterior, o Petro de Luanda venceu o Orapa do Botswana, por 4-0, no Estádio 11 de Novembro, obteve novo triunfo em casa do adversário (2-0).

"Os jogadores estão animados"

O Petro de Luanda vai procurar dar o seu máximo, para que consiga conquistar a vitória no jogo de amanhã, às 16h00, em Kinshasa, diante do AS Nyuki, referente à primeira mão da segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação, não obstante o adversário estar mal classificado no campeonato local, segundo o técnico Beto Bianchi.
O hispano-brasileiro assegurou que o AS Nyuki, apesar de estar mal no campeonato da RD Congo, é uma equipa muito tecnicista, pratica um futebol muito parecido ao brasileiro, por isso valoriza o adversário e vai entrar com tudo que tem para regressar de Kinshasa com um triunfo.
"A equipa do AS Nyuki tem uma boa forma de jogar, apesar da sua má classificação na tabela, que se parece muito com o brasileiro", disse.
Beto Bianchi pretende manter a mesma equipa que actuou no último jogo do Girabola Zap, diante do Recreativo da Caála, em que venceu por duas bolas a zero. 
"Normalmente quando se ganha não se pode mexer, quando se mexe é porque alguma coisa não está bem. Os jogadores estão animados e vamos aproveitar esse bom momento", referiu.
O treinador tricolor argumentou igualmente, que não será um jogo fácil e que os seus jogadores têm noção da importância deste desafio. Demonstrou estar satisfeito com o empenho dos seus pupilos, mas não descartou alguma preocupação.
"A preocupação sempre existe, apesar da segurança que temos com os nossos jogadores, queremos que as coisas saem sempre bem, conforme foi preparado; estamos num nível bom e essa qualificação para a taça está a transmitir mais segurança e responsabilidade ao grupo", afirmou.
O técnico descarta a presença do lateral direito Mira no jogo de amanhã, pelo facto de o mesmo padecer ainda de uma lesão no tornozelo esquerdo.
"A equipa está preparada, tivemos alguns problemas, leves, de lesão, mas todos os jogadores estão recuperados, com excepção ao Mira, com quem não podemos contar", disse o treinador, durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo, realizada no Complexo do Catetão.
O médio Manguxi já começou a treinar com o grupo, após ter sido entregue pelo departamento médio, mas não vai ser possível contar também com ele no jogo de amanhã, em Kinshasa. Edvaldo Lemos

Bola pára no fim de semana

A Federação Angola de Futebol (FAF) vai fazer disputar os jogos da sexta e sétima jornadas ao meio da semana, sem que para tal haja desafios aos fins-de-semana, como tem sido hábito.
Nesta ordem de ideias, os jogos da sexta jornada começaram a ser disputados ontem, dia 12 de Dezembro, devendo a ronda ser concluída hoje, tal como consta do Comunicado Oficial da FAF nº 49/SG/18, do dia 6 de Dezembro corrente.
Constata-se no referido documento que, no fim-de-semana correspondente aos dias 15 e 16 do corrente, não haverá actividades alusivas ao Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, o que significa que haverá folga para os clubes.
Tal como na ronda acima referenciada, as partidas alusivas à sétima jornada começam a ser disputadas na terça-feira, dia 18 do corrente, e têm a conclusão na quarta-feira, dia 19 do mesmo mês.Com isso, à numeração dos jogos referentes à ronda em causa (sétima), não segue a sequência real, sendo que os do dia 19 de Dezembro aparecem em primeiro lugar no ficheiro, com a numeração inferior (jogo nº 42), ao passo que os dos dia 18 vêm depois na escala, com a numeração superior (jogo nº 56).
O campeonato regressa ao seu curso normal no final de semana seguinte, referente aos dias 22 e 23 do corrente, altura em que, coincidentemente, será disputado o clássico nacional, entre o tri-campeão 1º de Agosto e o Petro de Luanda, a equipa mais titulada do país. Augusto Panzo