Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Petro sofre mas vence Acadmica

17 de Setembro, 2017

Com este resultado o Petro soma 56 pontos e coloca-se, condio, frente da tabela classificativa do Girabola, com mais dois em relao ao ento lder 1 de Agosto.

Fotografia: Jos Soares| Edies Novembro

Com uma Académica bastante afoita, dinâmica e organizada, o Petro de Luanda teve de se empenhar para alcançar uma vitória, por 4-2, e voltar a colocar-se, à condição, na liderança da tabela classificativa do Girabola2017.
Num jogo equilibrado os donos da casa, os petrolíferos obrigados a vencer para se manterem na luta pelo título, marcaram primeiro por intermédio de Carlinhos aos 28 minutos, que correspondeu de melhor maneira um pontapé de canto cobrado por Job.
A reacção dos lobitangas não tardou. Seis minutos depois Chiló repôs a igualdade num remate fora da área, contando com o desvio do defensor do Petro, que atrapalhou o guarda-redes Gelson.
A nota de equilíbrio permaneceu até ao intervalo (1-1), num jogo mais disputado a nível do meio campo.
No reatamento, o Petro foi mais feliz. No primeiro ataque, Job, na cobrança de novo pontapé de canto, serviu Toni que de cabeça fez o segundo golo da equipa do \"Catetão\".
\"Endiabrado\", Toni, aos 67’, fez o terceiro, numa jogada de envolvimento do ataque dos anfitriões, dando alguma tranquilidade ao Petro, sem o seu técnico Bento Bianchi no banco, a cumprir castigo federativo.
Quando se pensava que o jogo estava resolvido, o Académica do Lobito, bem comandando por Ben Traoré, não virou cara à luta e outra vez Chiló reduziu (3-2) aos 74’.
O Petro tremeu e no minuto seguinte os \"estudantes\" desperdiçaram uma grande penalidade, mal cobrada por Jiresse, que permitiu a defesa de Gerson, salvando o Petro de um provável mau resultado para as suas aspirações.
Balanceado para o ataque, à procura do golo do empate, os forasteiros sofreram o quarto golo, o da tranquilidade para o Petro, numa jogada de contra-ataque de Job que rematou com êxito aos 90’.
Com este resultado o Petro soma 56 pontos e coloca-se, à condição, à frente da tabela classificativa do Girabola, com mais dois em relação ao então líder 1º de Agosto, que joga domingo com o Progresso do Sambizanga.

VELHAS GUARDAS
Benguela vence o Sambizanga


A equipa dos veteranos de Benguela perdeu ontem cidade, diante das velhas guardas do Sambizanga de Luanda, por 0- 2, em partida realizada no âmbito das celebrações do 17 de Setembro, dia do Herói Nacional. Os golos foram marcados por Sauca e Barreiro aos 26 e 70 minutos.
Falando à Angop, o vice-presidente dos veteranos de Benguela, Leão Goma, disse que a partida futebol disse que o resultado da partida não esteve em causa, pois o objectivo foi homenagear a figura do fundador da nação e herói nacional, Agostinho Neto.
\"Nós, antigos praticantes não podíamos deixar passar esta grande data em branco, que faz lembra a dimensão e grande homem que foi Agostinho Neto, por isso é que convidamos os veteranos do Progresso do Sambizanga para poder confraternizar com esta partida de futebol amigável\", disse.
Para o treinador das velhas guardas do Sambizanga, Zeca Mussendo, que o mais importante foi confraternizar e fazer parte desta homenagem do herói nacional e não o resultado.

CASTIGO
Beto Bianchi
está suspenso


Quando faltam seis jornadas para o fim do Girabola 2017, o técnico principal do Petro de Luanda, Beto Bianchi, foi suspenso por trinta dias pela Federação Angolana de Futebol, devido o seu comportamento negativo com os árbitros que apitaram o jogo da 24ª ronda, em que o seu conjunto perdeu frente ao seu arqui-rival 1º de Agosto (0-1).
De acordo com um comunicado do órgão reitor da modalidade em Angola que Angop teve acesso hoje (sexta-feira), o treinador deverá pagar ainda uma multa equivalente a dois mil dólares.
O brasileiro Beto Bianchi foi expulso aos 59 minutos pelo juiz António Caxala, que teve como auxiliares Jerson dos Santos e Júlio Lemos.
Com essa penalização, numa altura em que o campeonato entra para a recta final, o técnico fica privado de orientar os tricolores pelo menos nos próximos quatro jogos, a contar já com a partida deste sábado, diante da Académica do Lobito, para a 25ª jornada. 
O Petro de Luanda é o primeiro colocado na classificação geral, com 56 pontos, mais  dois que o líder 1º de Agosto.