Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Plantel está agastado com empates

Avelino Umba - 27 de Setembro, 2016

Equipa técnica dos sambilas deseja fazer boa figura na Taça de Angola para salvar a época

Fotografia: kindala Manuel

Os sucessivos empates que 'perseguem' a equipa do Progresso do Sambizanga (sete consecutivos num total de 14), está a tirar sono à equipa técnica e aos jogadores. Longe de atingir o objectivo traçado para esta época, os sambilas procuram nas jornadas que faltam jogar pela dignidade e orgulho.

O  sector atacante continua a ser o elo mais fraco, do conjunto orientado por Albano César. A equipa, apesar de criar inúmeras situações de golo, continua  a não concretizar, e o nulo com o Recreativo da Caála veio destapar mais uma vez a fragilidade, que se denota na linha mais avançada.

Nem a troca do local de preparação do centro de treinos, no Sambizanga, de relva sintética para o relvado natural do Estádio da Cidadela,  melhorou a prestação da equipa.

 O plantel trabalha com uma certa insistência, nos últimos dias, no  aprimoramento dos aspectos técnico -táctico, nos processos ofensivos e defensivos, com objectivo de adaptar-se ao terreno do jogo, deixa o seu habitat habitual, mas o quadro mantém-se estável.

"Temos tido oportunidades para ganhar os jogos, mas não tem acontecido. É bastante preocupante, mas a solução é continuar o nosso trabalho para a qualquer momento ultrapassar esta fase nada satisfatória para a nossa equipa, que continua a pecar na finalização" disse e acrescentou que a equipa está  a jogar bem, mas a pecar na finalização.

Albano César  insiste na melhoria de aspectos ofensivos, para definir  a melhor estratégia para que a equipa volte às vitórias, com jogadas rápidas nas transições defesa -ataque e troca de bola, com remates a média e longa distâncias, assim como incursões ofensivas, preferencialmente pelos flancos, ainda assim, os resultados teimam em não melhorar.

O técnico assegura que a qualidade dos jogadores do plantel permite  acreditar que é possível atingir a quinta posição, pois, existem ainda 15 pontos em disputa, reconhece que hoje não dependem de si para concretizar o desiderato traçado.

No final do último jogo, agastado com o resultado, afirmou que não resta mais nada senão trabalhar com afinco, humildade e confiança, com objectivo de regressar às vitorias. "Os empates têm sido realmente um incómodo, porque não se sabe até que ponto vamos ultrapassar estes resultados", destacou.

No cômputo geral, a equipa realizou 25 jogos dos quais venceu seis,  empatou 14 e perdeu cinco. Marcou 17 tentos e sofreu 18 golos. É o oitavo classificado com 32 pontos na tabela classificativa. Tem como próximo adversário, o Atlético Sport Aviação (ASA) em casa deste.

SALVAÇÃO DA ÉPOCA
Treinador centra atenção na Taça


O quinto lugar é a meta traçada pela direcção do clube Sambila, mas está mais distante, em função dos resultados alcançados nas últimas jornadas. A equipa hoje ocupa a oitava posição com 32 pontos na tabela classificativa,  está a ser fortemente pressionado, embora a distância com o grupo da frente não ser abismal.

Para salvar a época, Albano César centra as atenções na conquista da Taça de Angola, por isso, espera ultrapassar as meias-finais na quarta-feira, dia 5 de Outubro, às 15h00 no Estádio do Municipal do Dande, na cidade de Caxito, o Domant FC.

O técnico  admite o grau de dificuldade  ante um adversário que não tem nada a perder, que pretende fazer história na competição fracassada, ainda assim o seu pensamento é de chegar a final.

"Esperamos por um jogo muito difícil, em Caxito, mas acreditamos nas nossas forças para a passagem à final da Taça de Angola" avançou.
Sem rodeios, assumiu que a segunda maior prova do futebol nacional é vista como a tábua de salvação, assegurou que neste momento, é o maior objectivo do plantel e da direcção do clube.

"É nosso objectivo ganhar o jogo com o Domant FC,  continuarmos com as esperanças acesas na Taça de Angola. Vamos trabalhar para isso, de formas a fazermos o nosso melhor, neste jogo" concluiu.
AU