Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Polcias lideram contrataes

Paulo Caculo - 01 de Agosto, 2019

Interclube que mais vezes foi ao mercado fazer comprasl

Fotografia: Contreiras Pipa| Edies Novembro

As transferências de Yano e Dolly Menga, para o Petro de Luanda, as contratações de Mira, Mussa e Ben Traoré, pelo Interclube e as aquisições de Água Doce, Cabibi e Simão, pelo Sagrada Esperança, dominam o defeso do principal campeonato de futebol do país, Girabola Zap, cuja abertura da época 2019/2020 está agendada para dia 3 de Agosto, com a disputa da Supertaça, entre o Desportivo da Huíla e o 1º de Agosto.
À semelhança do que acontece todos os anos e em vésperas de começo de uma nova época desportiva, as grandes atenções centram-se nos projectos de renovação das equipas. E, diga-se, nesse aspecto que o Interclube surge como o clube que mais vezes foi ao mercado fazer compras.
O conjunto da Polícia reforçou-se com dez atletas, provenientes do mercado nacional e internacional. São eles: Mira, ex-Petro, João (guarda-redes), ex-Libolo, Pedy, ex-Progresso, Mateus, ex -Petro, Jaredi, ex -Libolo, Dji, ex -Saurimo, Kaya, ex- Libolo, Coxe, ex-Cuando Cubango, Ben Traoré, ex-Sagrada Esperança e Mussa, defesa central ghanês que representou o Petro e nos últimos tempos esteve a evoluir no campeonato argelino.
Os destaques, no Petro de Luanda, recaem para as contratações de Yano e Dolly Menga. O primeiro, de 27 anos, foi o melhor marcador do Girabola 2012, com 14 golos, ao passo que o segundo, 26 anos, chega ao clube do "eixo -viário" com boas referências das épocas realizadas ao serviço do Livingston FC da Escócia.
Os campeões nacionais, por seu lado, garantiram apenas três reforços. A equipas às ordens de Dragan Jovic adquiriu os passes de Jó, ex -Progresso do Sambizanga, Yazid Atouba, ex-Martzburg da África do Sul e Lionel Yombi, ex-Desportivo, ao passo que Mona, ex-Recreativo da Caála, regressa ao plantel do clube.
O Sagrada Esperança foi ao mercado e assegurou as contratações dos médios Água Doce e Cabibi, o central Simão e o guarda-redes Langanga, todos provenientes do Kabuscorp, o avançado Chico, ex -Bravos do Maquis. Quanto a equipa do Cuando Cubango FC contratou o avançado Nelito , ex-goleador do Kabuscorp, e Guelor, ex-1º de Agosto.
No Progresso do Sambizanga destacam-se as entradas de Gogoró e Kibeixa, ex -ASA, Pirolito, ex -Interclube, Moco, ex -Bravos do Maquis, Meda, Filhão e Fukiamuana, ex-Kabuscorp, Pingo, ex -Sagrada Esperança. A caminho do plantel dos sambilas podem estar, igualmente, Mingo Bille, Yisa e Aquino, ex-1º de Agosto.