Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Polcias dispensam mdio Dax

Valdia Kambata - 16 de Junho, 2016

Mdio ofensivo tinha contrato para representar os policias durante duas temporadas

Fotografia: kindala Manuel

O jogador Dady Kitondo Kiakanda "Dax," uma das principais  contratações  do Interclube  no Girabola Zap,  foi dispensado pela  direcção  do clube, por não  convencer a equipa técnica liderada  pelo  croata Zdravko Logarusivc.

O médio ofensivo representou o Kabuscorp do Palanca, por cinco épocas, de 2011 a 2015,  tinha  contrato  para representar  o clube  dos polícias, por duas temporadas.
Ao longo da primeira volta, o médio do Congo Democrático foi utilizado uma vez de início, no jogo com o Desportivo da Huila referente  à sexta  jornada e não marcou nenhum golo.

A concorrência  no meio campo  dos polícias   contribui  para  que Dax  não se firmasse  na equipa  principal, conforme disse o técnico Zdravko Logarusivc, numa entrevista  ao Jornal dos Desportos. " Há muitos jogadores a actuarem a médio, como Paty Mfede, Abianda e mais alguns, e é difícil todos  mostrarem o seu  máximo " disse  na  altura o técnico dos polícias.

"Aqui, no Interclube, vemos a produção de um jogador nos treinos. Não sei que tipo de jogador foi há cinco ou seis anos atrás. Alguns jogadores  necessitam de algum tempo para se aclimatarem e outros com menos,  e deve ser o caso do Dax", salientou . 

Na época passada, o médio ofensivo do Congo Democrático  fez  quatro jogos na condição de titular, com um total de 360 minutos, resultantes dos jogos contra Desportivo da Huila (1-1), Bravos do Maquis (1-1), Académica do Lobito (2-1) e Recreativo da Caála (2-2) e não  marcou  nenhum  golo.

Para  além de Dax, os polícias  rescindiram contrato com  o avançado camaronês Abianda, com o lateral  esquerdo História,  e ainda com médio ofensivo Nandinho.
O  camaronês  marcou um golo, mas a lesão contraída  no jogo com o Porcelana FC, na quarta  jornada, impediu o atacante de dar o  contributo à equipa, e em face disso, o atleta já regressou à sua terra  natal. 

O lateral esquerdo História, titular  indiscutível nas quatro primeiras jornadas, jogador jovem que se notabilizou na época passada  ao serviço do Domant do Bengo, perdeu espaço para  Rico.

 O  atleta pode na segunda volta representar o Kabuscorp.  Quanto a Nandinho, uma das  peças  fundamentais do conjunto Zdravko Logarusic no inicio da presente  temporada, perdeu espaço na equipa, e por isso, não continua a vestir a camisola  dos polícias.