Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Porcelana surpreende Progresso

Valdia Kambata - 22 de Fevereiro, 2016

Progresso Sambizanga empata diante do Porcelana no estdio dos Coqueiros

Fotografia: kindala Manuel

O Porcelana FC do Cazengo teve competência para conseguir, em Luanda, arrancar um ponto ao Progresso Sambizanga, com quem empatou sem golos, em jogo referente à primeira jornada do Girabola Zap.

As duas equipas entraram bem no jogo. Porém, os sambilas, a jogarem em casa, tentaram invadir a defesa contrária, mas a falta de coordenação  entre os seus atacantes, impedia com que as jogadas culminassem em golo.

A equipa que veio da província do Cuanza Norte, mais humilde, defendia com muita cautela, procurando sair apenas em contra-ataque, postura essa que lhe valeu a repartição de pontos.

Contudo, no minuto 7´, a equipa de Luís Mariano viu o seu médio-ala Careca abandonar a partida por lesão. Um contra-tempo que não afectou o desempenho do Porcelana que tinha como objectivo principal não perder na estreia no Girabola Zap.

O Progresso no final da primeira parte tentou chegar ao golo, mas os seus atacantes, mais uma vez, mostram falta de ritmo competitivo, período em que os sambilas ficaram privados do central e capitão Lawerence por lesão. Na segunda parte, o técnico Albano César fez entrar Viet para o lugar de Benvindo e Popo para o lugar de Jacek e a partir dai a equipa tomou conta do jogo, pois teve mais controle bola, mas sem no entanto amedrontar a baliza do Porcelana, que esteve bem guardado por Tsherry.

À medida que o jogo se aproximava do fim, a equipa do Porcelana descia no terreno, obedecendo a estratégia deste jogo: não perder pontos.
A equipa de arbitragem liderada por Pedro dos Santos realizou um bom trabalho. Bastante dinâmico, acompanhou as jogadas de perto. A tranquilidade  que demonstrou em campo fez com que os jogadores pudessem desenvolver o seu futebol. 
VALÓDIA KAMBATA