Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Progresso afina perfeio

Avelino Umba - 20 de Junho, 2018

Nas sesses de trabalho o clima de optimismo e confiana entre jogadores tcnicos

Fotografia: KINDALA MANUEL | Edies Novembro

O Progresso do Sambizanga realiza hoje e amanhã na Funda (Cacuaco) as duas sessões de treinos marcadas para aquele recinto, onde também lima as arestas para a estratégia de jogo a utilizar com o Domant do Bengo, marcado para domingo, a contar para a 18 º jornada do Girabola ZAP.
Moralizados com os empates alcançados nas duas últimas jornadas (1º de Agosto e Petro de Luanda), curiosamente pelos mesmos resultados (1-1), a equipa dos sambilas orientados pelo técnico Hélder Teixeira recebe os domantinos às 16h00 no estádio dos Coqueiros, decididos a conquistar  três pontos, de formas a  materializar os objectivos preconizados pela direcção do clube, que é liderado por Paixão Júnior .
Nas sessões de trabalho, o clima é de  enorme optimismo e confiança. Até aqui, a equipa técnica deixou perceber a ideia de manter o \"onze\" das jornadas anteriores, pois, segundo Hélder Teixeira, o grupo está fisicamente bem.
\"Em função do que a equipa trabalha, durante os dias que antecedem o jogo, nota-se uma melhoria, uma vontade de fazer bem as coisas, o grupo espelha certa confiança para conquistar três pontos em casa\", disse o treinador. O treinador Hélder Teixeira pode não estar disposto a fazer alterações ao \"onze\", sobretudo, no que actuou na última jornada. E, como prova disso,  dá primazia aos mesmos jogadores nos seus respectivos sectores, deixa ainda transparecer a ideia de querer mantê-los.
Para si, o grosso dos jogadores está em clara subida de rendimento, mas muito mais ainda, o Alem, Megue e o  Yano. 
A julgar pelo que se assiste nas sessões de treino, os \"sambilas\" devem voltar a jogar, preferencialmente, com um futebol muito apoiado pelos extremos, para valorizar mais as acções ofensivas mecanizadas, sobretudo, com uma dinâmica capaz de ganhar espaços em terrenos adiantados do adversário.
A equipa realizou ontem o treino no período da manhã, no campo da universidade da Metodista,  na Funda (Cacuaco), local preferencial montado como seu \"quartel-general\".
Na sexta-feira, no período da manhã, a  equipa  realiza a sessão no seu Complexo Desportivo e Escolar no Sambizanga. No sábado, acontece apenas uma sessão de recreação no mesmo local, seguido da convocatória dos 18 jogadores para o desafio de domingo , a partir das 16h00, no Estádio dos Coqueiros. 

DEGRADAÇÃO
Relvado dos sambilas em má conservação

O campo do Progresso do Sambizanga encontra-se em estado nada abonatório para a prática de futebol, devido à degradação da relva sintética, situação que não permite a utilização para os treinos.
Além do relvado que se encontra degradado e a necessitar de manutenção urgente, tal como a limpeza do saneamento nas valas de drenagem ao longo campo, que deixa um cheiro nauseabundo não apenas ao público que lá ocorre para assistirem aos treinos, mas também aos jogadores e à equipa técnica.
Aliado a esta situação, a equipa principal vê-se obrigada a recorrer a outros espaços, com realce ao campo da universidade Metodista, na comuna da Funda, no município de Cacuaco, que tem um espaço invejável com relva natural.
Nesse local, realiza os seus treinos de terça-feira à quinta-feira, excepção no primeiro dia de treinos, sempre reservado à recuperação dos jogadores utilizados nas jornadas anteriores, em que se trabalha na floresta da Ilha de Luanda, procedimento idêntico feito na véspera dos jogos de sexta-feira.
 
MOBILIZAÇÃO
Treinador apela apoio dos adeptos


O técnico Hélder Teixeira não se cansa de pedir apoio aos adeptos,  de formas a ajudar a equipa a seguir em frente, dado  que o posicionamento na tabela (9º lugar) requer a presença de um maior número de apoiantes nos Estádio para onde os  sambilas forem jogar.
\"É no momento da batalha que precisamos de apoio, sobretudo neste momento, em que a equipa está a discutir de igual para igual com qualquer equipa do campeonato\", disse.
\"Devem acreditar, que os jovens estão a jogar um bom futebol, enquanto grupo, estamos a ser consistentes nas últimas quatro ou três jornadas. Mantemos a invencibilidade em casa\", afirmou Hélder Teixeira ao Jornal dos Desportos.
O técnico dos \"sambilas\" considerou que \"o nível de competitividade que se regista no campeonato é imprevisível em todos os jogos,  daí, que  os adeptos não devem esperar pelas últimas jornadas para apoiarem a equipa\", apelou.
\"Precisamos de ajuda, de apoios dos adeptos, para nos dar alento\", declarou o treinador dos sambilas, que depois do empate na jornada anterior recebe o Domant FC de Bula Atumba no domingo às 16h00, no Estádio dos Coqueiros.