Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Progresso e Domant encerram jornada

Teixeira Cndido - 13 de Setembro, 2015

Formao do Sambizanga tem esta tarde uma partida difcil frente a um adversrio que joga pela dignidade

Fotografia: Kindala Manuel

Progresso Sambizanga fecha hoje a jornada 25 do Girabola, defrontando o Domant FC, ás 15h30, no Estádio Nacional da Cidadela, uma oportunidade sublime para os sambilas somarem mais três pontos, rumo á manutenção na prova.

Sem desprimor para os visitantes, a formação orientada por Albano César apresenta-se com todo o favoritismo. É competitivamente superior joga em casa e ainda tem maiores objectivos na competição. A classificação das duas equipas é prova material do desnível das mesmas.

Entretanto, defrontar uma equipa na condição do Domant FC pode se afigura mais complicado do que o normal. É um conjunto sem mais nada a perder na competição, está a cumprir os últimos cinco jogos da prova, pois, as hipóteses de lutar por um lugar no próximo Girabola são na prática nulas.A formação do Bengo pode explorar a ansiedade dos sambilas, que entra nessa partida com obrigação de ganhar e cimentar cada vez mais as possibilidades de continuar no Girabola. Nesse contexto, a equipa de Albano César terá de arriscar mais, o mesmo é dizer atacar mais, e há hipóteses de desguarnecer a defesa, abrindo desse modo o caminho para a formação das terras do Jacaré Bangão fazer golos.

A vitória gorda conseguida em casa frente ao FC Bravos do Maquis, na jornada passada, pode traduzir exactamente esse cenário que acabamos de prever. Ou seja, uma equipa desinibida a jogar, pois, não tem consequências nenhumas, já que a sua sorte está praticamente ditada.

Contudo, não se pode descurar o facto do FC Bravos do Maquis estar igualmente a atravessar uma situação nada normal, que lhe retira quase todas as forças. Como se sabe, a equipa do Moxico vive uma crise financeira aguda, e estará a cumprir apenas o calendário, por uma questão de dignidade.

Essa vitória do Domant FC pode ser compreendida nestas circunstâncias, dada a capacidade competitiva da equipa do Moxico nas últimas épocas. Nada, no entanto, anula a previsão da equipa do Bengo se apresentar como um adversário complicado para o Progresso do Sambizanga.

A condição do último classificado se assemelha a um condutor descontrolado, que tanto pode chegar ao seu destino ou acidentar no trajecto. Não tem noção do risco, é inconsciente, logo pode arriscar quase tudo.

Albano César e os seus comandados sabem da necessidade de ganhar hoje, perante este adversário, dada á turbulência que se vive na cauda da tabela classificativa