Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Progresso e Maquis abrem 13ª jornada

Paulo Caculo - 05 de Maio, 2017

Estádio 11 de Novembro acolhe no sábado principal jogo da 13ª jornada do campeonato

Fotografia: Dombele Bernardo| Edições Novembro

Os maquisardes, que chegam a capital do país extremamente motivados com o feito alcançado diante dos tricolores, esperam repetir o resultado e a exibição rubricada na ronda anterior, mas sobretudo justificar a solidez competitiva e força colectiva para encarar o resto de primeira volta do campeonato com a maior tranquilidade. 

Num desafio com elevados níveis de dificuldades para ambos os conjuntos, a julgar pela qualidade e nível de futebol dos dois conjuntos, não se pode deixar de repartir o favoritismo aos contendores, que estão posicionados na tabela de classificação por apenas dois pontos.

Ao contrário do Progresso, que vem de uma igualdade a uma bola na jornada anterior, o Maquis estão com os níveis de motivação em alta, pois, o triunfo é acalentador sobretudo frente a um candidato ao título, facto que pode ajudar a catapultar a equipa agora treinada por Zeca Amaral para igual proeza.  Do lado sambila, a ambição em voltar rapidamente às vitórias pode igualmente complicar os intentos dos maquisardes, aliás depois de um excelente arranque de época a equipa comanda por Kito Ribeiro baixou de rendimento, mas pretende recuperar o seu espaço.

DUELO INTERESSANTE

A sexta posição é o \"pano de fundo\" que ajuda a acrescentar interesse ao duelo deste fim de tarde e princípio de noite, entre Progresso e FC Bravos. Separados por apenas dois pontos, sambilas (8º/17 pontos) e maquisardes (9º/15), em caso de vitória, superam provisoriamente o Caála 8 (6º) e colam-se ao Libolo (5º).

Não é um duelo entre candidatos ao título, mas o facto de estarem em campo duas formações que definiram como objectivo a melhoria da competição e aliado ao facto de serem um habitué na competição deixa antever um duelo com resultado imprevisível.

Se, por um lado, a expectativa está por se saber qual será a capacidade de reacção dos pupilos de Zeca Amaral, depois de um começo de campeonato amargo, por outra, os sambilas têm a responsabilidade de colocar um ponto final a série de resultados intermitentes, aproveitando o \"factor casa\" como vantagem. De resto, um bom jogo em perspectiva.