Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Progresso e Petro em drbi luandense

Teixeira Cndido - 24 de Maio, 2015

Progresso Sambizanga-Petro de Luanda so os destaque dos cinco jogos agendados

Fotografia: Jornal dos Desportos

1.º de Agosto-Benfica de Luanda e Progresso Sambizanga-Petro de Luanda  são os destaque dos cinco jogos agendados para hoje no encerramento da 14ª jornada do Girabola 2015.  O primeiro dos quais chama a si toda a primazia, por colocar frente a frente duas equipas  sedentas de acompanhar o pelotão que comanda a prova.

Os encarnados têm dois pontos de vantagem sobre os militares e precisam não apenas de defenderem esta distância mas também a presença no trio que comanda o campeonato. Para o 1.º de Agosto é uma grande oportunidade para ultrapassar mais um obstáculo, rumo ao primeiro lugar da competição.

O empate conseguido em Saurimo, com o Progresso da Lunda Sul, atrasou os militares na luta pelo título da primeira volta. Para esse jogo apenas um resultado interessa à equipa às ordens de Dragan Jovic, a vitória. De outro modo, podem recolher as suas expectativas.

O 1.º de Agosto é tradicionalmente um adversário complicado para o Benfica de Luanda. Nos últimos dez desafios, os encarnados ganharam apenas uma vez aos militares. Foi precisamente no ano passado, em jogo da segunda volta. Vitória por 2-1.

A formação do Rio Seco ganhou cinco dessas dez partidas, tendo empatado por quatro vezes. Destaque para vitória de 4-1 conseguida em 2010, em jogo da segunda volta. Essa vantagem pode representar um balão de inspiração para a equipa orientada por Dragan Jovic.

Os militares têm a melhor sequência de resultados nessa fase do campeonato. Há oito partidas que não perdem, somando seis vitórias e dois empates, último dos quais frente ao Progresso da Lunda Sul, em Saurimo. Uma vitória coloca o 1.º de Agosto entre os primeiros do Girabola, lutando desse modo mais de perto com os principais candidatos ao título. O desafio está marcado para as 17h00, no Estádio 11 de Novembro, na Camama.

Noutra partida, o Progresso Sambizanga tenta manter a sequência vitoriosa de resultados, depois do moralizante triunfo conseguido em Cabinda frente ao Sporting. As duas equipas estão empatadas como 16 pontos, porém, os tricolores têm menos um jogo com o Progresso da Lunda Sul.

Os tricolores também estão a fazer uma recuperação depois de um ciclo de maus resultados. É um jogo de equipas em reabilitação, com a diferença de que o Petro de Luanda é sempre o Petro. Ou seja, tem ADN dos grandes campeões e mesmo em situações de "austeridade" pode ir buscar inspiração na sua tradição ou historial.

Os tricolores, apesar de tudo, assumem-se como favoritos à conquista dos três pontos. Os sambilas têm contudo possibilidades de contrariar essa superioridade teórica.