Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Progresso encerra ciclo de amistosos

Avelino Umba - 10 de Junho, 2017

O Progresso Sambizanga realiza hoje de manh, no campo de relva natural do Estado-Maior do Exercito (ex-RI 20), diante do 1 de Agosto, o ltimo amistoso na fase de interregno que se observa no Girabola Zap

Fotografia: Jos Soares

Os testes que os sambilas realizam desde o fim da primeira volta do campeonato serviram para a equipa técnica liderada por Kito Ribeiro efectuar algumas correcções, dar rodagem aos jogadores que não estiveram bem na primeira volta e ao mesmo tempo elevar os níveis competitivos do grupo, tal como disse o treinador-adjunto Diogo Pedro \"Dione\" ao Jornal dos Desportos.

\"Estamos na semana derradeira da pausa que o Girabola Zap observa com o fim da primeira volta e que serviu para as equipas realizarem os seus balanços do primeiro turno do campeonato, assim como reforçarem-se para a segunda volta. As correcções e rodar alguns jogadores que não estiveram bem e aos mesmo tempo elevar os níveis competitivos do grupo, também estiveram em evidencia\" explicou. 

No computo geral, os sambilas realizaram quatro jogos que se saldaram em uma vitória, diante do Sporting de Cabinda, por 2-1, enquadrado nos festejos do 61º aniversário da cidade mais ao Norte do país, e três derrotas frente ao ASA e o FC Bravos do Maquis, ambos por 1-0,  e Interclube por 2-1.

O técnico-adjunto Diogo Pedro \"Dione\" disse ter ficado satisfeito com o desempenho do jogadores nos amistosos realizados, não obstante o número de derrotas, pois o grupo se empenhou bastante.

\"Consideramos um balanço positivo, porquanto conseguimos tirar muitas ilações do estado anímico e atlético do grupo, tal como também trabalhamos na correcção de vários aspectos em campo, o que foi bastante salutar, pois o campeonato recomeça dentro de aproximadamente uma semana\", disse.

Com o primeiro jogo da segunda volta  agendado para a próxima sexta-feira, 16, no estádio dos Coqueiros, diante do Petro de Luanda, a equipa técnica do Progresso Sambizanga vai dar prioridade a componente táctica e técnica até véspera do jogo.


DEFESA CAMARONÊS
Jonathan rescinde com sambilas


O lateral esquerdo Jonathan, contratado na época passada pela direcção do Progresso Sambizanga, já não faz parte do plantel liderado por Kito Ribeiro.

O camaronês rescindiu contrato com o elenco de Paixão Júnior e encontra-se na sua terra natal, ao serviço da selecção campeã africana, que trabalha para o CAN de 2019, por sinal se realiza nos Camarões.
 
O facto foi confirmado ao Jornal dos Desportos pelo vice-presidente para futebol do Progresso Sambizanga, Manuel Dias dos Santos, tendo informado que o jogador camaronês tinha contrato com o clube válido até final da presente época. \"O jogador (Jonathan) mostrou-se indisponível de continuar no clube, justificando situações de índole pessoal, por isso rescindiu o contrato com a direcção do nosso clube (Progresso Sambizanga) e está livre dos nossos préstimos.  Do lado da direcção, desejamos êxitos ao jogador que deu o melhor de si durante o período em que vestiu a camisola sambila\", disse.

O Jornal dos Desportos apurou de uma fonte do clube que o jogador pediu rescisão do contrato pelo facto de ter recebido um convite de um clube da Europa, proposta valiosa e que o mesmo não resistiu.

\"O Jonathan recebeu uma proposta de um clube de Europa, onde poderá rumar o mais breve possível, tão logo o preto esteja no branco com o grémio europeu\", disse a fonte.