Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Progresso Sambizanga vence e alivia presso

Manuel Neto - 13 de Agosto, 2015

Progresso Sambizanga vence e alivia presso

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Progresso Sambizanga conseguiu ontem um resultado que alivia de certa forma a pressão que a equipa enfrentava no Girabola. Depois de três derrotas consecutivas, a vitória frente a um adversário do seu campeonato caiu como a cereja por cima do bolo.  A forma espevitada como as duas equipas entraram em campo, espelhava bem a sede que tinham de pontuarem para manterem intactas os objectivos traçados para esta temporada.

  Nesta esteira a Académica mesmo na condição de visitada, foi a primeira a chamar a si a iniciativa do jogo e com transições rápidas abria algumas brechas no último terço adversário, mas os seus atacantes no caso Cashy  e Jacek, não davam a melhor sequência aos lances. O Progresso, sabendo das intenções do adversário reagiu logo e com uma jogada de rápida triangulação entre Gerard, Viet e Yano, este  inaugurou  o marcador quando os nossos relógios  marcavam apenas 3 minutos.

Os lobitangas não se coibiram, acreditaram e foram por cima dos sambilas em busca do golo do empate, mas nesta altura, a equipa orientada por Albano César estava prevenida e não dava espaços aos atacantes contrários. Num golpe de mestre, Avex depois de receber um passe magistral do seu colega, com muita frieza elevou o marcador para 2-0, deixando o adversário desesperado numa altura em que o equilíbrio era a tónica dominante na partida. 

Na etapa complementar, em função da acomodação do Progresso a Académica acreditou e procurava o golo para reduzir a desvantagem, mas foi a equipa da casa que voltou a ampliar o marcador com um bis de Yano, a passagem do minuto 51.  Convencido de que o jogo estava controlado, a equipa técnica dos sambilas tirou Avex e Rusike, uma opção que fragilizou o meio campo e o adversário com muita inteligência, tirou partido da quebra de rendimento da formação contrária.Os lobitangas acreditaram e Joca aos 64' reduziu o marcador. Irrequietos como sempre, os estudantes assaltaram o meio campo e aos 82' Kadu lançou a esperança da equipa orientada por Ekrem Asma, mas a experiência do Progresso veio ao de cima e adoptou anti jogo até ao apito final da partida.