Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Progressos jogam hoje nas Mangueiras

Betumeleano Fer?o - 29 de Agosto, 2017

Sambilas são favoritos no duelo desta tarde para encerrar a 20ª jornada do campeonato nacional

Fotografia: Santos Pedro / Edicões Novembro

O Progresso da Lunda - Sul tem esta tarde às 15h00 no Estádio das Mangueiras, em Saurimo, a oportunidade de começar a fuga da zona de descida em que se encontra no campeonato nacional.

Os lundas estão mergulhados numa crise de resultados, sendo um dos motivos por que perdeu em casa na ronda anterior, e tentam diante do moralizado Progresso do Sambizanga, que na ronda transacta derrotou o Kabuscorp do Palanca, conquistar os três pontos.
 Para renascer a esperança da manutenção, o Progresso da Lunda - Sul está forçado a vencer, por que não tem escapatória. O espectro da despromoção é cada vez mais evidente, é o único motivo por que os lundas têm de fazer pela vida para alcançarem três pontos, que não resolve de imediato o problema, mas pode ser parte da solução esperada.

Ninguém dá a cara com frontalidade, mas o desabafo do técnico Hilário Silva, adjunto de Albano César,  no final do desaire com o Interclube no sábado, foi uma boa amostra do que se passa no balneário lunda. Há questões de bastidores que  impedem a equipa de render o que sabe, goste-se ou não, mas é ponto assente que os atletas perderam o foco. Alheio ao que se passa, o Progresso do Sambizanga tenta repetir o que fez na jornada passada, aliar a exibição à vitória. Mesmo calados, os sambilas sabem que têm mais responsabilidades e vão ao encontro de prognósticos, pois, têm tudo o que precisam para ganhar fora de portas a um adversário cheio de problemas internos.

Os sambilas têm um grande trunfo em seu poder, o técnico Kito Ribeiro, obreiro das boas classificações que os lundas obtiveram nas duas últimas edições do campeonato, curiosamente, o tempo em que o Progresso está no Girabola Zap. Apesar dos alicerces hoje serem diferentes, parte do material usado foi deixado pelo referido treinador.

Os sambilas gostam de defraudar, de maneira inesperada, mas quando querem são capazes de fazer boas coisas, não importa o momento de forma do adversário. Se o Progresso do Sambizanga for igual a si mesmo, restam poucas hipóteses ao seu irmão da Lunda - Sul discutir o resultado, pois, a diferença de qualidade favorece em tudo a equipa da capital.

Uma vitória sambila é o que se espera, com naturalidade, para que regresse ao G-6 do Girabola Zap, mas o Progresso da Lunda - Sul está quase a chegar à fase do desespero,  ninguém imagina até onde é capaz de chegar a revolta, com o destino quase traçada a equipa tem de reagir quanto antes, senão...

DIOGO PEDRO
“Vamos lutar até ao fim do jogo”

O Progresso do Sambizanga vai defrontar hoje a partir das 15h00 no Estádio das mangueiras, em Saurimo, o Progresso do  Sambizanga, jogo agendado para o acerto da 20ª jornada do Girabola Zap. Os sambilas estão motivados com o triunfo de sábado nos Coqueiros diante do Kabuscorp do Palanca, por 2-1, o primeiro na segunda volta do campeonato. Com isso, a conquista de três pontos animam as hostes sambilas no dizer do técnico -adjunto Diogo Pedro \"Dione\".

O adjunto de Kito Ribeiro revelou ontem ao Jornal dos Desportos, por telefone, que apesar de curto espaço que separa os dois jogos (2 dias), a equipa do Progresso do Sambizanga está preparada para realizar uma boa partida e conquistar os três pontos no reduto do adversário.

\"Como sempre  a jogar na casa do adversário, esperamos por um jogo extremamente difícil, mas estaremos em campo com o objectivo de dar uma boa resposta ao adversário,  que passa por conquistar três pontos e consequentemente somar a segunda vitória consecutivas na segunda volta do campeonato\", disse.

Os lundas na última época terminaram na quarta posição do campeonato, sob comando de Kito Ribeiro, atravessam momentos nada bons este ano,  ocupam a 14ª posição com 17 pontos na tabela classificativa. Os problemas agudizaram-se com a derrota de sabado, em casa, diante do Interclube por 1-0.

Os sambilas podem tirar proveito da situação no duelo desta tarde, a julgar pela motivação reinante no grupo às ordens de Kito Ribeiro. Ainda assim, o adjunto Diogo Pedro \"Dione\" pede cautela, pois, os lundas são sempre complicados quando jogam no seu terreno.
\"Não podemos entrar em euforias porque ganhámos o jogo com o Kabuscorp, e que por isso, tudo parece fácil.

Nada disso. Vamos lutar do principio ao fim do jogo, para conseguirmos mais uma vitória, aliás, agora, em todos os jogos até ao fim do campeonato, tudo vamos fazer para conseguirmos em cada um deles os três pontos. É importante dar estabilidade à equipa, em termos de exibições e pontos, para depois pensarmos em algo mais\", considerou.

Uma vitória sobre o Progresso da Lunda- Sul é de capital importância para as ambições dos sambilas no campeonato, pois, pode  aproximar-se dos lugares cimeiros, objectivo estabelecido no início da época.
AVELINO UMBA