Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Quem lidera ao fim da 1 volta ?

Betumeleano Ferro - 21 de Dezembro, 2019

O Petro de Luanda está a uma vitória de sagrar-se campeão da primeira volta, um título que, a prior, não vale nada, mas que pode ser determinante para aumentar a confiança, para a tão almejada reconquista do GirabolaZap.Esta tarde, com início às 17h30m, recebe o Sporting de Cabinda, no 11 de Novembro, com o foco nos três pontos para dissipar todas as dúvidas relacionadas com a sua competência, para se manter firme e tranquilo na liderança.

A viver um verdadeiro período de bonança, os tricolores estão sob pressão ainda mais porque os leões foram os responsáveis pela sua mudança de condição. A proeza leonina, empatou diante do tetra-campeão, vai servir de lição para Toni Cosano e pupilos, mas esta tarde têm de se concentrar em fazer novas coisas, para evitar um resultado capaz de deitar tudo por terra.

O Petro de Luanda há muitos anos que não sabe o que é terminar a primeira volta na liderança. A tal ponta final que tem faltado nas épocas anteriores, parece ter surgido agora. O moralizado Sporting é o adversário para testar de que material são feitos os tricolores e, se a sua confiança é a prova de fogo. É ponto assente que até vai passar por dificuldades, mas no final vai ganhar o desafio contra os leões.

A partida Recreativo do Libolo - Académica do Lobito, 15H00, no estádio de Calulo, é dos destaques da jornada por causa da terceira posição. As duas equipas estão empatadas com 25 pontos, por isso o vencedor vai de certeza absoluta desfazer a parceria, para terminar num degrau deveras reconfortante, para quem aparenta não ter muitas chances de lutar pelo título. 

Os dois contendores estão com desempenhos parecidos nessa recta final da primeira volta, mas há jornadas que perderam a fórmula dos bons resultados, por isso vão com espírito renovado para o jogo mais decisivo de toda a primeira volta. As duas equipas têm as mesmas obrigações para jogar ao ataque.

O Interclube - Desportivo da Huíla é outro prato quente do sábado. O 22 de Junho é capaz de testemunhar, a partir das 15H00, um jogo interessante. Os militares da Região Sul estão de olho na vitória, para tentarem lucrar alguma coisa com um eventual empate no Libolo - Académica. 

Os polícias vão ser os anfitriões, porém, vão ter de correr muito para segurar o oponente mais competitivo. Quando a época começou, nenhum dos contendores tinha as certezas que tem hoje, agora que a primeira volta já é uma realidade, é hora de cada equipa marcar posição antes que chegue o segundo turno.

A estreia do Progresso Sambizanga no campeonato contrasta com o seu actual momento. A equipa não engatou e esta tarde vai ao Mundunduleno tentar pontuar ante o FC Bravos do Maquis, com início às 15H00. Os maquisardes estão melhores e podem confirmar os prognósticos que lhe são apontados.

FECHO DA RONDA
1º de Agosto espreita possível deslize do líder


A precisar de uma escorregadela do rival, para recuperar o que é seu, o 1º de Agosto vai tentar responder amanhã, a afronta de ser apeado da liderança quando receber o Wiliete, a uma jornada do fim da primeira volta. Os militares estão ansiosos para devolver a tranquilidade aos adeptos, pelo que o adversário vai precisar de uma exibição perfeita, para segurar a fúria do campeão quando o apito soar a partir das 17H00, no 11 de Novembro.
Os rubro negro conhecem todos os truques do primodivisionário. É verdade que não colocam de parte uma possível surpresa, mas há todos os motivos para acreditar que o campeão leu muito bem os sinais do tempo, e um novo empate vai chamuscar a imagem da equipa. 
Em face disso, o Wiliete vai ter de aparecer em campo, enquanto a contenda durar, fica claro que o 1º de Agosto ambiciona inclinar o campo, para impedir que o adversário tenha tempo de fazer qualquer gracinha.
Uma vitória dos anfitriões é uma questão quase consensual, mas assim como sucedeu nos outros jogos contra os grandes, o visitante vai tentar adoptar a mesma atitude de espera, para depois consumar os seus intentos, eficácia a defender e a atacar, a receita de sucesso dos benguelenses.
O dérbi Clube Recreativo da Caála "CRC" - Ferrovia do Huambo é uma das coisas boas da jornada, pois há muito que a província não tinha um motivo de alegria como esse, motivo por que as duas equipas têm de ir ao encontro da enorme expectativa, já que o Huambo tem história no campeonato. O jogo começa às 15H00, estádio da Caála, com ligeiro favoritismo do CRC, que tem muito mais armas para sentenciar o 'combate'.
Ainda assim, há que ter em conta a irreverência da jovem equipa das locomotivas, que podem, em caso de vitória, igualar os 14 pontos do CRC, sendo essa uma tentação boa demais, capaz de valer todo o esforço, não obstante as atenções estarem do outro lado.
Por fim, o jogo das curiosidades, o Santa Rita e o 1º de Maio estão com desempenho semelhante, por isso ocupam os dois últimos lugares do campeonato com 8 pontos. A última jornada como que veio em auxílio de católicos e proletários, o jogo começa às 15H00, no 4 de Janeiro com os contendores ansiosos em molhar a sopa. 
Quem vencer vai permanecer na zona de aflição, essa é uma certeza absoluta, porém há bons motivos para esperar uma luta renhida pela vitória, porque terminar a primeira volta com 11 pontos não é o mesmo que terminar com 8. O Santa Rita e o 1º de Maio sabem disso melhor do que ninguém.