Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

"Queremos devolver qualidade ao ASA"

24 de Fevereiro, 2016

Atltico Sport Aviao com arranque prometedor no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Diviso

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico do Atlético Sport Aviação (ASA), Roberto do Carmo "Robertinho",  manifestou o desejo de resgatar a mística do clube tricampeão do Girabola Zap, perdido em 2005 para o Sagrada Esperança, após três anos consecutivos no pódio. O brasileiro  cumpre o segundo ano de contrato com os aviadores, tem hoje condições de tentar a concretização do sonho.

O técnico brasileiro mereceu o voto de confiança da direcção encabeçada por Elias José para continuar no comando técnico da equipa, mercê do bom rendimento protagonizado na época transacta, que apesar das inúmeras dificuldades financeiras o conjunto foi capaz de superar às expectativas dos adeptos, ao terminar na nova posição do campeonato com 38 pontos, mais três degraus acima da classificação alcançada em 2014, em que ficou em 12º lugar com 31 pontos.

Este ano, no Girabola Zap, o ASA de Roberto do Carmo começa a dar os primeiros sinais de que pode estar próximo do nível desejado, tendo em vista os objectivos de voltar a conquistar o título. O triunfo por 3-1no jogo com a Académica do Lobito, permitiu descortinar no futebol da equipa a força colectiva e a solidez competitiva, que muito bem conservados podem revelar-se fundamentais para o resto de campeonato.

O treinador garante ser ainda demasiado cedo para se fazer avaliações, em relação à qualidade exibicional da equipa, mas concorda ser "sempre melhor começar com vitória o campeonato" até porque "os triunfos têm a particularidade de representar factores de grande motivação e força anímica para os jogadores".Robertinho destaca ainda assim, a postura aguerrida e raçuda dos seus jogadores, que neste começo de campeonato não quiseram deixar de justificar o nível do trabalho desenvolvido pela equipa técnica durante a pré - época. 

"O mais importante é o grupo. Estamos a trabalhar para devolver ao ASA o prestígio e qualidade que sempre habituou no campeonato", disse. O técnico chegou ao ASA com uma folha de serviços recheada, com passagem por vários clubes brasileiros. Roberto do Carmo "Robertinho" foi jogador  Sport Club do Recife, Fluminense, Palmeiras e Atlético Mineiro, para além de ter jogado pela selecção principal do Brasil. No que toca à orientação de equipas, a última formação africana orientada por Roberto do Carmo "Robertinho," foi o Stade Gabèsien da Tunísia, na época futebolística de 2012/2013, mas consta do seu currículo a passagem pelos  suíços do Grossenbacher, pelas equipas brasileiras do Rio Branco, Central, Gioatubá, Pelotas, São Bento e Americano.

PREPARAÇÃO
Aviadores corrigem falhas


O treinador Roberto do Carmo "Robertinho" vai procurar na sessão de treinos de hoje às 8h00, no Estádio dos Coqueiros, corrigir algumas falhas constatadas no primeiro jogo que a equipa disputou no fim-de-semana, que venceu a Académica do Lobito por 3-1, referente à primeira jornada do Girabola Zap, com vista a melhor apresentação no  sábado em Saurimo, com o Progresso da Lunda Sul. 

Colocar o ASA num rumo certo é tudo quanto Robertinho pretende para dar alegria à massa associativa e aos adeptos do grémio do aeroporto. Mas para que tal aconteça, torna-se necessário atingir um ritmo competitivo, que na óptica do treinador, só se consegue a partir da quarta ou da quinta jornadas."O campeonato ainda denota falta de ritmo de jogos para todas as equipas, que poderá então dar a devida competitividade, que de certa forma os amante do futebol esperam. E isso só poderá ser adquirido a partir da quarta ou quinta jornadas", disse.

DISCIPLINA
Lateral Chonene é primeira vítima


O lateral direito do ASA, João Augusto Afonso "Chonene", tornou-se o primeiro jogador da formação aviadora a ser punido com cartão vermelho no Girabola ZAP 2016, na sequência da acumulação de dois amarelos no jogo com a Académica do Lobito, no passado domingo. O jogador entra logo de início de forma negativa para a estatística e nos registos do clube este ano, para além de que pode criar alguns transtornos à equipa técnica do ASA, a julgar pela experiência que carrega no que toca ao lado direito da defesa. Ainda no que toca aos cartões, no ASA o médio-trinco Gerry foi o primeiro jogador a ser advertido com um cartão amarelo neste campeonato, numa altura em que este mesmo clube já colecciona cinco cartolinas, sendo quatro amarelas e uma vermelha.                   


Para que este pressuposto se torne realidade, na breve entrevista que concedeu aos órgãos de comunicação social no final do desafio de domingo, Robertinho fez questão de referir que o ASA bem como as outras equipas envolvidas no Girabola devem trabalhar muito."O arranque do Girabola me deixa feliz, mas temos de trabalhar muito, ao mesmo tempo sermos optimistas e saber de que muita coisa positiva pode vir também", referiu.

As vitórias são sempre bem-vindas para qualquer pessoa que dirige um grupo para determinados desafios e Robertinho assim procedeu ao reconhecer e felicitar o empenho dos seus pupilos."Estamos a iniciar agora o Girabola, mas devo aqui felicitar este grupo de jogadores que foi muito positivo, dando resposta ao que a equipa técnica do ASA, da qual sou o responsável máximo, esperava", declarou.