Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Reforos encantam lobitangas

Jlio Gaiano, no Lobito - 28 de Junho, 2018

Fotografia: Edies Novembro

As exibições patenteadas pelos médios Lindala e Kapita, ambos da Académica do Lobito, nos desafios contra o Recreativo do Libolo e o 1º de Agosto, referentes à 18ª e 19ª jornadas do Girabola Zap 2018, encantaram a grande massa de apoiantes lobitanga, tal foi a forma como se movimentaram em campo.
A direcção da Académica Petróleos Clube do Lobito contratou-os para reforçar o plantel na segunda volta do campeonato, tendo por isso, dispensado alguns que, na óptica do técnico careciam de maturidade competitiva, pelo que tiveram de ser emprestados de forma a ganharem rodagem noutros clubes. São os casos dos jovens Mendinho e Gaúcho, cedidos ao Jackson Garcia de Benguela (compete no Zonal B, para o Girabola Zap 2019).
Todavia, foi uma decisão mal entendida, gerando ondas de protesto por parte de adeptos e associados que acusaram a direcção de passividade ante a “arbitrariedade” perpetrada pela equipa técnica liderada por Rui Garcia. Questionavam, como era possível desfazer-se da prata da casa, para apostar-se em jogadores em franco declínio de produtividade. Receavam, por isso, trata-se de mais uma aposta perdida. Pois, poucos acreditavam na qualidade e habilidade técnica desportiva dos referidos atletas.
Pelos visto, tratou-se de um falso alarme, pois o tempo veio dar razão à direcção que, em concertação com a equipa técnica, julgou necessário reforçar o sector intermédio, em função dos desafios que se colocam nesta fase da competição.
O golaço rubricado por Kapita e a forma como se apresentou o médio-trinco Lindala, na vitória da Académica sobre Libolo, inverteu tudo. O público curvou-se e penitenciou-se ante à deslumbrante exibição rubricada pelos referidos. Isso mesmo, ficou visível quando Kapita cedeu o lugar a Filipe (aos 75’). Muita gente levantou-se para o ovacionar, num gesto de pura gratificação e ao mesmo tempo de contrição pelo destrato de que foram alvos.