Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas recuperam mdio trinco Pirolito

Avelino Umba - 01 de Agosto, 2019

Fotografia: Jos Cola | Edies Novembro

O médio trinco Pirolito,  do Interclube, uma das maiores referências que esteve emprestado ao Progresso do Sambizanga, não trabalha ainda com o grupo, devido à lesão que o apoquenta no joelho esquerdo.
Em fase de recuperação, o jogador é uma das preocupações da equipa técnica para os jogo - treino que dão rodagem aos jogadores, devido ao curto tempo que resta, para o arranque do Girabola.
 De  resto,  aspectos físico e técnicos, consubstanciados em domínio de bola, passes, remates e movimentação de jogadores em campo marcam os dias de trabalho da equipa do Progresso do Sambizanga, para  a temporada futebolística de 2019/20.
Nota-se, a presença e entrega de muitos jogadores, em que a cada um pretende cativar um lugar no plantel principal.
Na terça-feira, a equipa treinou-se com Paulo FC, no Complexo Desportivo e Escolar com quem empatou sem golos, ontem, realizou mais um jogo treino no Catetão, diante do Santa Rita da Cássia do Uige.    

MERCADO
Três treinadores estão na “lista” do Progresso

Quando faltam duas semanas para o início do Girabola ZAP 2019/2020, a direcção do Progresso do Sambizanga está no mercado,  à procura de um treinador. A decisão saiu da reunião de segunda-feira, conforme apurou o Jornal dos Desportos, de  uma fonte do clube.
Na lista estão os nomes dos treinadores nacionais, David Dias, Paulo Saraiva, Kito Ribeiro e por último, do sérvio Miroslav Maksimovi, para preencher a vaga deixada pelo treinador Hélder Teixeira.
Enquanto isso, a equipa técnica é coordenada por Guilherme de Sousa "Matateu",  coadjuvado por Paulo Dias, Gaspar Pinheiro e Mbala José( treinador de guarda-redes), ambos, quadros efectivos do clube.
Neste momento 40 jogadores, divididos em três grupos,
tentam a sorte para conseguir um lugar no plantel. A coordenação da comissão técnica tem no primeiro grupo, Nelson, Medá 1º  (ex -ASA), Álvaro, Nzau, Patrick, (regressado ao clube),  Messias, (regressado) Medá 2º, Moco (ex -Interclube), Celson, e Gogoró (ex-1º de Agosto).
O segundo é composto por Goio (ex-1º de Agosto), Djibriel, Kibeixa, Tande, Pepe, Braulio, Vanilson, Mano Mano, Julinho, Filhão, Fuk e Iamuana e por  ultimo, estão Fredy, Vadinho, Bito, Stami, Bile, Ady, Cambila, Luyeye e Lucas.
Os dois últimos grupos estão como aposta que podem fazer parte do plantel para a presente temporada. "Recebemos jogadores provenientes de alguns clubes, a título de empréstimo, mas não gostavamos que viessem com a condição de não jogarem contra as equipas que os cederam, como é o caso do Interclube, com excepção ao 1º de Agosto" revelou a fonte.
A mesma fonte acrescentou ainda que  "apesar dos problemas financeiros com que o clube popular do distrito do Sambizanga se debate,  a direcção liderada por Paixão Júnior pretende ter uma equipa que possa ombrear com qualquer outra do mesmo campeonato, de forma a garantir os objectivos delineados que passam pela manutenção na primeira divisão", referiu.
Lamentou, por outro lado, a situação que o clube atravessa no capítulo financeiro e apela aos patrocinadores para o devido apoio . Em função disso, as condições do recinto de treinos e que recebe também muitos jogos das Velhas Guardas e Glórias são lamentáveis, por falta de manutenção.
A relva sintética está a deteriorar-se e clama por manutenção. As bancadas e a vedação do campo também estão a conhecer degradação, tudo por falta de manutenção, mercê da crise financeira que assola o clube que culmina com muitos meses de salários em atraso aos trabalhadores. Nas últimas quatro épocas, o Progresso do Sambizanga augurou lutar para os primeiros cinco lugares do campeonato, o que ficou, apenas, pela intenção.
Terminou  o Girabola passado sob o comando do técnico Hélder Teixeira o na oitava posição com 40 pontos.