Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas aprimoram aspectos tcticos

26 de Junho, 2016

Progresso Sambizanga venceu ontem o Misto do Palanca por 3-0 em jogo amistoso na preparao para a segunda volta e a Taa

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Progresso do Sambizanga derrotou ontem no Estádio da Cidadela, a formação do Misto do Palanca, por 3-0, em jogo amistoso, com vista a preparação  da partida de sábado, a contar para os oitavos de final da Taça de Angola, diante da Casa Militar do Cuando Cubango, no Estádio Municipal de Menongue.

Os golos foram apontados por Viet, Luís de Sousa e o jovem Van, atleta contratado na reabertura de transferências, proveniente do Real Sambila que aos poucos conquista espaço no ataque dos comandados de Albano César.

A equipa técnica dos sambilas aprovou o teste, e admitiu que o adversário correspondeu à expectativa, dado que o objectivo que se pretendia neste jogo de preparação foi atingido. Apesar do desnível em termos competitivos e da qualidade do plantel, os sambilas tiveram imensas dificuldades para impor-se diante de um opositor que encarou a partida com seriedade como se um encontro oficial se tratasse.

Disputado em três períodos de quarenta minutos, a maior experiência e disciplina táctica do Progresso veio ao de cima,  ante um conjunto bastante voluntarioso e acima de tudo, que soube dar boa réplica.

Albano César iniciou a partida com o habitual onze e venceu por 2-0. O segundo tempo, apesar de não  manterem a mesma força ofensiva, os sambilas ampliaram para 3-0. A última, das três partes, foi a que se efectuaram muitas substituições de ambos os lados, foi a mais equilibrada. Segundo apurámos, equipa técnica do Progresso do Sambizanga pretende aproveitar o máximo do interregno no Girabola Zap, para melhorar alguns aspectos que ainda denotam  falhas e que por vezes são fatais nos momentos cruciais dos jogos.

Para o jogo com o Porcelana FC, no Cuanza Norte, no regresso do campeonato nacional, no dia 9 de Julho, depois de mais de 20 dias de pausa, o objectivo é pontuar embora reconheçam que o adversário está motivado, superados que estão os problemas administrativos que enfrentou nos últimos dias. A 9 de Julho, a equipa do Progresso defronta o Porcelana FC, em Ndalatando, depois de ambas equipas terem empatado sem golos no primeiro desafio. Esta manhã, o Progresso realiza o segundo jogo de controlo diante do Misto do Palanca, às 7h30, no Estádio Nacional da Cidadela, depois do empate (3-3) frente ao ASA, na quinta-feira.


ALBANO CÉSAR
Técnico enaltece
jogos amistosos


 O técnico Albano César afirmou ao Jornal de Angola, que pretendem tirar o maior proveito da paragem que se regista no Girabola Zap e de uma pausa na Taça de Angola.
 
"Temos de aproveitar ao máximo a paragem no campeonato. Os jogos amistosos são necessários, porque pretendemos formar um grupo competitivo, para aquilo que são as pretensões do Progresso no campeonato", revelou ao JA.

Nesta quarta-feira, o Progresso do  Sambizanga encerra o ciclo de jogos amistosos frente ao Benfica de Luanda, num "dérbi" em que o treinador sambila vai aproveitar para aprimorar os aspectos técnicos para a deslocação ao Cuando Cubango.

Para a partida frente à Casa Militar, no Estádio Municipal de Menongue, referente aos oitavos -de -final da Taça de Angola, Albano César admitiu que o Progresso tem um jogo complicado, ante um adversário moralizado após o feito alcançado na eliminatória anterior, ainda mantém a confiança.

"Sabemos que o adversário se transfigura quando joga em casa. Tem um público que puxa  pela equipa, do primeiro ao último minuto. Temos de ser cautelosos na abordagem ao jogo, para garantirmos o apuramento. Mesmo assim, não será fácil", destacou.