Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas confirmam superioridade

Avelino Umba - 08 de Abril, 2017

Progresso Sambizanga neutralizou todas as investidas da formação visitante

Fotografia: Paulo Mulaza

Os sambilas voltaram a conquistar os três pontos, fruto de notável exibição protagonizada ao longo do jogo realizado, no final da tarde de ontem, no Estádio dos Coqueiros, onde venceram o Recreativo da Caála, por 2-0, na abertura da nona jornada do Girabola Zap. Os golos foram apontados por Vá aos 8\' e Fofó aos 50\'.

Problemas na transição defensiva e erros primários no início do processo de construção explicam, em parte o que se passou nos 45 minutos iniciais pela equipa da Caála  que tinha dos bons jogadores no sector defensivo, com Love e Gildo.

Mérito para a equipa  de Kito Ribeiro num jogo notável em que montou uma equipa que fez correr muito o adversário. Lançou uma equipa inteligente, que mostrou valer mais do que o 7.º lugar que ocupava até à entrada da nona jornada.

Apesar do jogo ter começado bastante corrido, com as duas equipas a mostrarem muita disposição em campo, foi necessário apenas um minuto para um livre directo para o visitantes, mas sem qualquer perigo para Nyame.

Minuto depois, a Caála, por intermédio de Nuno, rematou, mas uma vez sem grande perigo para a baliza dos sambilas.

À passagem do minuto 3, estes responderam de forma positiva e foram advertindo  o adversário de que o golo estava próximo. Aos 8\' Vá, numa jogada colectiva no meio campo da Caála, passou por um adversário, com Lokwa. O baixinho sambila só teve o trabalho de empurrar a bola para dentro das malhas.

Os visitantes não cruzaram os braços,  foram à luta, mas com muitas dificuldades para divisar a baliza de Nyame. Nuno, médio do Caála, estava inconformado, queria o  golo de empate, mas não passava apenas desta intenção.

Mas foi o Fofó dos sambilas aos 31\' a levar a causar perigo numa jogada de ataque da sua equipa.  Num cruzamento efectuou um remate que assustou a baliza adversaria e, no mesmo lance, Jonathan rematou, mas a bola levou a direcção errada.

Logo depois, o Caála respondeu com um remate de Love que fez Nyame esticar-se todo para defender. O resultado vantajoso para os sambilas ( 1-0)perdurou até ao intervalo.

SEGUNDA PARTE

 De regresso dos balneários, as duas equipas entraram mais agressivas, mas foram os sambilas  que aproveitaram a aproveitar o erro defensivo do adversário.

O Progresso fazia o seu jogo com maior naturalidade,  com tudo para ampliar o resultado. O Caála tentou,  várias vezes, mas não conseguiu concretizar as oportunidades criadas, nem se quer pressionar os sambilas para o seu ultimo reduto, apesar de alguns cruzamentos sucessivos na área deste mas sem sucesso.

Já os sambilas controlaram boa parte da partida, criaram oportunidades de golos e foi, aos 50\',  numa jogada colectiva, que Yano deixou a bola para Jonatham. Este cruzou, fazendo a bola poisar na cabeça de Fofó que \"cabeceou\" para dentro das malhas.

Pouco mais houve a não ser o resultado  final que sorriu para os sambilas numa partida bem acompanhada pelo trio de arbitragem chefiado por João Goma, que não teve qualquer contestação na sua actuação onde foi coadjuvado por \"três\" Cláudio.


DECLARAÇÕES

Diogo Pedro Técnico-Adj. do Progresso
“Conseguimos o objectivo”

\"Sabíamos que estaríamos diante de um adversário forte, que dispensa qualquer apresentação,  mas conseguimos ultrapassar todos os problemas dentro das quatro linhas. E, sendo assim, felicitamos os nossos jogadores pelo empenho, dedicação e entrega  para a vitória. Vamos continuar a trabalhar para os próximos jogos, particularmente para a próxima jornada diante do 1º de Agosto\" .


Alberto Cardeau Treinador do Caála
“Foi um jogo péssimo”

\"De desde muito cedo que sofremos o primeiro golo. A partir desta altura tentámos correr um pouco contra o resultado, não foi possível marcar. Admitimos que o único balanço que podemos fazer deste jogo é que em todos os aspectos a equipa esteve mal.  Esperamos agora trabalhar durante a semana já que não vamos jogar no próximo fim de semana para corrigir tudo aquilo que esteve mal neste jogo\"