Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas e tricolores acertam jornada 17

Betumeleano Ferro - 24 de Fevereiro, 2020

Fotografia: Edies Novembro

O dérbi Progresso Sambizanga - Petro de Luanda, quarta-feira, às 17h00, nos Coqueiros, de acerto à décima sétima jornada, é o atractivo do dia. Os duelos entre sambilas e tricolores são sempre repletos de interesse, é por isso que se a vitória cair para qualquer um dos lados, ninguém vai achar estranho ver a tradição se tornar realidade.
As duas equipas estão pressionadas para somar os 3 pontos, embora estejam a lutar por objectivos diferentes, manutenção para Progresso e título para Petro, nunca como agora a obrigação de vencer se tornou importante demais, tudo tem a ver com a fase das decisões em que se encontra o campeonato.
Qual das equipas vai entrar inclinada para a frente, esta vai ser uma das questões mais aguardadas do dérbi, os contendores têm estilos diferentes, mas qualquer um deles tem chances de tomar conta do jogo e encurtar o caminho do triunfo. Fica claro que o Progresso e o Petro têm de arriscar com o que têm, como só um deles pode ficar na íntegra com os 3 pontos, a correcta atitude competitiva é que vai separar as águas entre os contendores.
O Petro de Luanda pode sentir dificuldades por causa das dimensões reduzidas do relvado, mas isso de modo algum deve servir de desculpa para quem ganhou títulos nos Coqueiros. Os tricolores vão ter de inventar espaços para marcar a tempo de ganhar o jogo, quanto mais tardar em cumprir com a sua obrigação mais difícil vai ser fazer a festa da vitória.
A lutar contra o rebaixamento, o Progresso precisa de todos os pontos possíveis para permanecer no campeonato, os sambilas não têm como ficar na zona de conforto, têm de sair do autocarro para atacar, adoptar atitude de espera a fim de apostar no contra-ataque, não parece uma estratégia sensata diante de um adversário com a qualidade do Petro de Luanda.
Não perder é felizmente o lema uniforme com que Progresso e Petro vão entrar em campo, ainda bem que é assim, porque os contendores têm um bom motivo para manter o foco nos 3 pontos. O dérbi até pode não ser tão espectacular como se quer, mas o mais importante vai seguramente acontecer, sambilas e tricolores vão aproveitar a inexistência de margem de erro, para aumentar a eficácia nas acções ofensivas, ainda mais porque não querem se atrasar mais na corrida pelos seus objectivos.