Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Girabola

Sambilas encantam treinador

Avelino Umba - 11 de Agosto, 2016

Albano Csar tem brilhantes opes no plantel que compete no Campeonato Nacional

Fotografia: Jos Cola

As exibições evidenciadas nas cinco últimas jornadas pelos jogadores saídos do juniores do Progresso Sambizanga, nomeadamente Celso, Eliseu, Pepé, Gomes, Cuca e Buchinho, têm permitido à equipa técnica comandada por Albano César tirar boas referências.

Dos seis jogadores, o médio central Celso é o único que já marcou golos. Embora ter marcado apenas um tento na sua estreia no plantel principal, a sua prestação tem sido importante na manobra da equipa.

Utilizado na primeira volta com pouca regularidade, Celso agarrou de estaca no "onze" de Albano César na fase derradeira do Girabola Zap 2016 e tem ajudado a equipa na obtenção de resultados que garantam pontos na caminhada para a obtenção dos objectivos na temporada.

A concorrência é enorme na equipa sambila. Contudo, a dedicação nos treinos por parte de Celso tem superado as barreiras para constar na lista dos convocados e do "onze" inicial.

"Nos treinos tem ficado patente que os jovens vindos de juniores, têm capacidade, a julgar pela dedicação dos mesmos ao trabalho, onde se retira as derradeiras ilações sobre o condição de jogadores com quem a equipa técnica pode contar. Todos eles já foram utilizados neste campeonato. Estamos a falar de Celso, Eliseu, Pepé, Gomes, Cuca e Buchinho, ambos vindos da formação. São jovens com quem contamos para os próximos desafios" , explicou Albano César.

Embora o técnico tenha todos como importantes, Albano César, mas sem revelar nomes, assegurou ter alguns que mais se dedicam ao trabalho.

"Temos dois deles que são utilizados normalmente 50  e as vezes 90 minutos. Tem sido bom na medida que têm correspondido com as nossas expectativas, pois reconhecemos que o nosso grupo tem sido compacto e nos transmite confiança. Logo, contamos com eles,  mas precisamos ter um pouco de calma", assegurou. 

O médio central Celso está nas atenções dos adeptos sambila como jogador responsável e pela alegria que transmite sempre que é convocado.
Aos 21 anos de idade, o jovem atleta é neste momento um dos eleitos da claque sambila.

RECEPÇÃO À  ACADÉMICA
Progresso trabalha motivado


A equipa do Progresso Sambizanga trabalha bastante motivada para defrontar a Académica do Lobito, no próximo domingo, às 15h00, no estádio da Cidadela, em jogo a contar para a 21ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap.

O defesa esquerdo Nzau foi o único jogador que não marcou presença terça-feira, no  Complexo Desportivo e Escolar, na sessão de recuperação física dos jogadores utilizados na jornada anterior em que a equipa empatou sem golo diante do 1º de Maio de Benguela. O atleta tem a um calo no dedo médio do pé direito causado pelas botas.

Contudo, o jogador juntou-se ontem no período da manhã ao grupo de trabalho, sem quaisquer limitações, na sessão realizada no estádio da Cidadela.

Apesar de vir de mais um empate, três no total, somado as duas vitórias na segunda volta,  a equipa de Albano César está galvanizada na conquista de mais um triunfo no jogo da próxima jornada em casa, em que vai contar com o apoio dos seus adeptos, já que ainda não conheceu sabor da derrota neste segundo turno da prova.

Durante a semana de trabalho, de  acordo com plano de trabalho traçado pela equipa técnica a que o "JD" teve acesso, o grupo   ensaia hoje à tarde no estádio da Cidadela os aspectos tácticos com maior incidência para as situações de jogo com engajamento na preparação do modelo do desafio que se pretende, assim como as  movimentações ofensivas.

No capítulo médico, a equipa goza de boa saúde.Separados por nove pontos, os sambilas ocupam a nona posição da tabela de classificação com 29 pontos, enquanto o adversário está na 14ª posição com 19.  

RECONHECIMENTO
Adeptos satisfeitos com jovens jogadores 


Os adeptos da equipa do Progresso Sambizanga, à semelhança dos membros da equipa técnica, estão satisfeitos com a prestação dos jogadores recentemente promovidos a seniores. Ou seja, não estão indiferentes a actuação dos jovens futebolistas.

Antes habituados a verem apenas Yano e Silva, só para citar estes, a fazerem as delícias dos admiradores, hoje os adeptos do Progresso Sambizanga podem também contar com Celso para acrescentar espectáculo às jogadas da equipa. Por outro lado, também em grande nível está o lateral direito Eliseu, cuja exibição na defesa não tem defraudado a equipa técnica comandada por Albano César.

Por estes e outros motivos, os adeptos do Progresso Sambizanga corroboram com a iniciativa da equipa técnica nas convocatória dos jovens e pedem que estejam no seu melhor nos jogos que se avizinham .

O adepto José Joaquim, 57 anos de idade, natural do distrito do Sambizanga, é um dos apoiantes que está feliz com o desempenho dos jogadores da equipa treinada por Albano César. Para ele, os jovens estão a apresentar um futebol de "encher os olhos" de emoção e pede à equipa técnica para que continue a dar oportunidade a eles.

"Antes tínhamos, sem tirar mérito a outros jogadores, o Yano e o Silva, como jogadores que nos davam felicidades através das suas actuações, mas hoje podemos contar com um leque de jogadores bem experimentados. A eles estão os jogadores vindo da formação, concretamente Celso, Eliseu, Pepé, Gomes, Cuca e Buchinho que estão a dar cartas no conjunto sambila", referiu.
AU